Organização conta com telefone 188 24h/dia para atender pessoas com pensamentos e tendências suicidas, comemoração ocorre em meio ao Janeiro Branco
Nesse sábado (25), Jaraguá do Sul comemora o Dia do Centro de Valorização à Vida, o CVV. O evento foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município em 2013 e promove o papel da entidade, que oferece apoio gratuito a pessoas que precisam de apoio emocional urgente.
O CVV oferece um serviço voluntário e sigiloso, 24 horas por dia, todos os dias, por meio do telefone 188, sem custo de ligação em todo o território nacional, para indivíduos que têm o desejo de expor as dificuldades, pressões e sofrimentos que os levam a desenvolver pensamentos e tendências suicidas. O objetivo do serviço é diminuir a vergonha acerca do tema e oferecer uma ferramenta na prevenção do suicídio, classificado atualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública global.
A entidade foi fundada no Brasil em São Paulo (SP), em 1962, como uma organização não governamental, sem fins lucrativos e filantrópica. Por meio dos canais oficiais, que também incluem um chat no portal cvv.org.br e o e-mail apoioemocional@cvv.org.br, mais de 3.500 voluntários em 100 postos realizam mais de 3 milhões de atendimentos anuais.
Em Jaraguá do Sul, o CVV local é mantido e desenvolvido pelo Grupo de Apoio à Vida (GAVI) desde 2005, que se encontra no piso superior do Terminal Rodoviário, na R. Antônio Cunha, 160, na Vila Baependi.
Apesar do Brasil estar em uma posição baixa em relação a outros países nas estatísticas sobre o suicídio, o Sistema de Informações sobre Mortalidade do país aponta o ato como a segunda principal causa de mortes de adolescentes de 15 a 19 anos. No mundo, ele é a quarta principal causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos, e os índices são mais elevados em países de média e baixa renda.
A conscientização sobre ferramentas que permitam a exposição de sentimentos de culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo, fracasso, humilhação etc., assim como situações como a dependência química e a esquizofrenia, é um dos principais métodos na prevenção do suicídio, de acordo com a OMS; já que a ação, muitas vezes, não visa a autodestruição, mas sim o término do sofrimento.
Telefone CVV Nacional: 188
E-mail: apoioemocional@cvv.org.br
Portal e chat: cvv.org.br