Acidente com patinete levanta debate sobre regulamentação

Um ciclista ficou ferido após um acidente com um caminhão, no bairro Vieira, no dia 9 de agosto. Uma mulher teve que ser atendida pelo Samu após um choque entre patinete e carro, no Centro, no dia 16. E um adolescente foi encaminhado ao hospital por conta de um acidente entre bicicleta e caminhão, no bairro Ilha da Figueira, no dia 17. Todas essas ocorrências, em um intervalo de quase uma semana, levantaram o debate sobre a regulamentação e a educação dos condutores de veículos leves em Jaraguá do Sul.

Na sessão desta quinta-feira (18) na Câmara Municipal, o presidente do Legislativo, vereador Jair Pedri (PSD), trouxe o tema ao plenário. Ele ressaltou que é preciso incentivar a utilização de meios de locomoção que melhorem a mobilidade urbana, como patinetes, bicicletas elétricas, monociclos, entre outros. Todavia, Pedri afirma que é preciso ter um regramento claro e incisivo para evitar que tragédias aconteçam. Para isso, o vereador quer que um debate seja feito pela Câmara de Vereadores com o Executivo, com a Diretoria de Trânsito, com a PM e outras instituições.

Jair afirma que é preciso conscientizar as pessoas de que não é permitido fazer qualquer coisa no trânsito e que os abusos devem ser combatidos. Ele ressalta que o mínimo que se espera do Poder Público é uma campanha educativa sobre o assunto. “Não pode andar na contramão, não pode andar na calçada, não pode furar o sinal vermelho. Temos que ajudar na mobilidade urbana e no transporte público. Essas ferramentas de locomoção são importantes. Só que nós precisamos colocar na cabeça desses usuários que eles não podem fazer tudo, que precisa ter uma regra, antes que aconteça algo e seja tarde demais”, advertiu.

Jonathan Reinke (Podemos) fez coro ao assunto e lembrou do seu projeto de micromobilidade urbana, que visa a adoção de várias iniciativas que proporcionem mais facilidades para a utilização de veículos pequenos e não poluentes. Porém, o vereador concorda que um regramento explícito deve existir para que o trânsito jaraguaense não vire uma bagunça.

Luís Fernando Almeida (MDB) lembrou que o Município tem limitações para regulamentar esses temas, já que o Código de Trânsito Brasileiro é uma legislação federal e só pode ser alterada no Congresso Nacional. Entretanto, o parlamentar salienta que, no que couber, o Poder Público Municipal deve atuar para garantir a segurança dos munícipes.

Osmair Gadotti (MDB) alertou para o fato de que, quando acontece um acidente, toda a sociedade é prejudicada, pois são todos os contribuintes que arcam com os custos de tratamento dos acidentados nos hospitais. E os problemas não param por aí, já que os acidentes acarretam também em congestionamentos no trânsito e em filas maiores nas unidades hospitalares.

Sessão:

Sessão Ordinária - 18/08/2022