Atendendo requerimento do vereador Anderson Kassner, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Darcy Tomaselli Bertoldi, participou da sessão ordinária desta terça-feira, 1° de Agosto.
Darcy apresentou dados sobre a entidade e respondeu aos questionamentos dos parlamentares. Segundo ela a rede Feminina conta hoje com vários colaboradores contratados, desde enfermeiros psicólogos, até médicos especialistas, entre outros.
Em média são realizados por mês, 500 exames de colo de útero e mamas. Também são oferecidos gratuitamente às pacientes, atendimentos em várias terapias alternativas, como reiki, acupuntura e yoga, além de auxílio jurídico. Ações sócio educativas vem sendo um diferencial da entidade.
Darci frisou ainda que atualmente, 100 pacientes oncológicas estão em acompanhamento juntamente com suas famílias.
A presidente reforçou que todo o atendimento é feito via SUS e alguns bancados pela própria entidade afim de auxiliar as pacientes.
“A Rede Feminina também faz doações de sutiãs com próteses artesanais e empréstimo de perucas para as pacientes em quimioterapia”, ressalta Darcy.
A entidade se mantém com recursos próprios, através de eventos como “o café da tarde cor de rosa” e o “outubro rosa”, além de convênio com a prefeitura, que não ultrapassa os 15 mil reais e do Governo do Estado, valor de pouco mais de 14 mil reais. O gasto mensal chega a R$40 mil reais segundo a presidente. “A receita não cobre os gastos”, lamenta ela.
Além de conhecer os trabalhos realizados pela entidade, a intenção de Kassner em convidar as representantes da Rede Feminina, foi entender sua atual situação financeira, diante da crise e buscar soluções para a melhoria dos serviços prestados. “Nós da sociedade temos que fazer alguma coisa para ajudar”, reforça Anderson.