Alerta sobre segurança doméstica é feito por vereadora mirim

A vereadora mirim de Jaraguá do Sul Eduarda Cristina Benkendorf (EEB Prof. Lília Ayroso) usou a tribuna da Câmara Municipal, em sessão mirim nesta quarta-feira (13), para alertar a população jaraguaense sobre os perigos que o ambiente doméstico oferece. Em seu discurso, ela pediu que as famílias se atentem aos cuidados com possíveis acidentes que podem acontecer dentro de casa e que podem levar a consequências graves, como incêndios, quedas, choques elétricos, entre outros.

Eduarda tomou essa iniciativa por conta do seu próprio exemplo. Ela relata que, recentemente, sofreu uma queimadura de terceiro grau no pé, quando derramou óleo acidentalmente em cima dele e não fez os procedimentos corretos para evitar a piora do ferimento. “Por isso estou informando. Para que vocês não passem pela mesma coisa que eu passei”, frisa.

Sessão mirim foi realizada na tarde desta quarta-feira Foto: Tiago Rosário/CMJS

A mirim avisa que, em caso de queimaduras, o correto a fazer é colocar a área da pele afetada embaixo de água corrente morna e, se estiver pegando fogo na panela, não jogar água no óleo. “O correto é pegar uma toalha, molhá-la e colocar em cima do fogo, fazendo com que o calor das chamas abafe e elas se dispersem”, recomenda.

A parlamentar mirim ainda afirma que esses e outros cuidados também devem ser tomados em outros ambientes fora de casa, seja na rua, em estabelecimentos comerciais ou qualquer outro local. Ela adverte que, por achar que o ambiente é seguro, as pessoas acabam relaxando e não prestando atenção nos perigos que podem estar por perto.

Sessão:

Sessão Câmara Mirim - 13/04/2022