Aluna explica proposta de psicólogo e assistente social nas escolas

A estudante Ana Carolina Masalai, da EEB Julius Karsten, esteve na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, na manhã desta quinta-feira (4), para falar sobre a participação dela e de outros alunos da instituição no Parlamento Jovem Catarinense, programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Ela já havia participado do Programa Vereador Mirim jaraguaense em 2016 e agora está levando a sua experiência política também ao Legislativo estadual. O requerimento para sua participação na sessão da Câmara foi da vereadora Nina Santin Camello (Progressistas).

Conforme Ana Carolina explicou aos vereadores, a Julius Karsten foi a sorteada para representar a região norte do estado no projeto. Sete alunos da unidade, orientados pela coordenadora Sirlene Maria Moraes, estão participando das atividades que contam com um curso de formação sobre política e sobre elaboração e tramitação de projetos de lei na Alesc. Cada grupo de estudantes teve que criar alguma proposta legislativa para ser votada no dia 11 de novembro, em Florianópolis, quando acontece a sessão plenária do Parlamento Jovem Catarinense.

Os representantes da Julius Karsten criaram uma indicação legislativa que solicita aos deputados estaduais a aprovação do projeto de lei n° 133/2019, que trata da contratação de psicólogos e assistentes sociais para atuar nas escolas públicas estaduais. A ideia é que o Governo de Santa Catarina disponibilize profissionais das duas áreas a cada quatro escolas estaduais, algo parecido com o que acontece no município de Joinville.

Para preparar a proposta de indicação, Ana Carolina conta que o grupo fez uma pesquisa com 400 alunos do ensino médio da Julius Karsten e constatou dados alarmantes. Segundo ela, 78% dos pesquisados apresentaram algum sintoma de ansiedade ou de depressão. “Vamos torcer para a indicação ser aprovada. Se a ideia der certo, a gente vai ficar muito feliz”, frisa.

A vereadora Nina parabenizou a iniciativa e reafirmou a importância da presença de profissionais de psicologia e de assistência social nos estabelecimentos de ensino. A parlamentar foi autora do projeto de lei que criou o Janeiro Branco em Jaraguá do Sul, mês de conscientização sobre a saúde mental. Na época, Nina chamou atenção para o aumento de casos de depressão, ansiedade, fobias e pânicos na nossa sociedade, principalmente entre os mais jovens.

O vereador Osmair Gadotti (MDB) propôs a elaboração de uma moção de apelo, assinada por todos os vereadores jaraguaenses, que apoie a iniciativa e que dê mais força para o projeto ser aprovado na Alesc.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 04/11/2021