A Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região teve a sua utilidade pública reconhecida nesta quinta-feira (20) na Câmara Municipal jaraguaense. O projeto de lei que concedeu o reconhecimento é de autoria dos vereadores Jair Pedri (PSD), Luís Fernando Almeida (MDB), Anderson Kassner (PP) e Ademar Winter (PSDB) e foi aprovado pela unanimidade dos demais vereadores.
O presidente da Associação, Álvaro Leithold, esteve na Casa de Leis para agradecer e afirmar aos parlamentares municipais que a iniciativa será fundamental para que a entidade consiga novas fontes de recursos para manter seus projetos e desenvolver novas empreitadas. Atualmente, segundo ele, as verbas que financiam a instituição vêm basicamente de doações de empresários e de transações judiciais do Ministério Público.
Os Amigos da Segurança Pública atuam no fortalecimento das forças de segurança, como Polícia Militar e Polícia Civil. Para isso, auxilia financeiramente na melhoria da estrutura proporcionada aos profissionais. Como exemplo disso, Leithold relata que a Associação já realizou a compra de rádios comunicadores, de aparelhos de ar-condicionado e de internet para as delegacias dos municípios da região, assim como aquisição de coletes à prova de bala, investimentos em academias de musculação para os policiais e compra de saches utilizados nos treinamentos de cães farejadores.
Com o reconhecimento de utilidade pública, a Associação vai ter agora o embasamento jurídico para poder angariar recursos das prefeituras dos municípios onde atua. Álvaro Leithold afirma que Jaraguá do Sul é uma das cidades mais seguras do país graças ao envolvimento da sociedade civil nas causas da Segurança Pública. Porém, ele adverte que é preciso que a entidade continue crescendo para acompanhar o crescimento populacional e manter as polícias motivadas.
“Com esse reconhecimento público nós poderemos captar dinheiro, fazer projetos maiores e ajudar outras entidades”, ressaltou o presidente.
O vereador Jeferson Cardozo (PL), que também é policial penal, destacou que o reconhecimento e o consequente fortalecimento da Associação Amigos da Segurança Pública vão ajudar a estruturar mais ainda as forças de segurança, principalmente nas questões tecnológicas. Ele sublinha que é preciso entender que os bons níveis de segurança oferecidos à população da região não seriam possíveis sem o envolvimento da sociedade e sem o respeito da população ao trabalho dos agentes.
“O projeto aprovado vem para fortalecer e criar mais artifícios para poder estruturar essas forças policiais, que são a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Científica e propriamente a Polícia Penal. Desde aquele que investiga até aquele que guarda o detento”, frisou.
Sessão: