Aos 100 anos de idade, Dona Lilly ganha homenagem do Legislativo

Dia 26 de março de 1922. Essa foi a data de nascimento de Helena Fiedler Gumz, a dona Lilly. Em 2022, ao completar 100 anos de vida, a nova centenária ganhou uma homenagem da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul na sessão desta terça-feira (12), por iniciativa do vereador Anderson Kassner (PP).

Filha de Leopoldo e de Bertha Schuardt Fiedler, ela trabalhou no comércio dos pais durante sua infância e juventude. Em 1943, casou-se com Waldemar Gumz, com quem teve três filhos e abriu um estabelecimento comercial de secos e molhados, a Casa Comercial Waldemar Gumz, posteriormente Agropecuária, Comercio e Frigorifico Gumz e, mais tarde, Frigumz. Na empresa, eles chegaram a gerar 500 empregos diretos.

Mas não parou por aí. Kassner afirma que um dos principais motivos para a homenagem é o fato de o casal Gumz ser fundamental para a comunidade do bairro Santa Luzia. Como exemplo, ele cita a doações de terrenos para a Sociedade Caxias, para acesso à Comunidade Luterana, para construção de posto de saúde e de creche do local. Também fizeram a construção de uma estrutura para abastecimento de água e de uma mini usina para fornecimento de energia elétrica para a Igreja Católica do bairro. Além disso, eles já ajudaram a Escola de Educação Básica Elza Granzotto Ferraz, em tempos difíceis e de poucos recursos, a encontrar freiras que pudessem lecionar na instituição, oferecendo hospedagem e alimentação às professoras.

Dona Lilly ao lado de seu marido Waldemar Gumz e seus filhos em 1968 Foto: Tiago Rosário/CMJS

O vereador lembra que o senhor Waldemar Gumz faleceu em 26 de agosto de 2000, aos 79 anos, e deixou um grande legado ao lado de sua esposa Lilly. Para ele, uma data como essa, de alguém que contribuiu tanto para a sociedade, não poderia passar em branco. “Por tudo que a família Gumz fez. Começou com o próprio nome (do bairro) Santa Luzia que foi uma batalha da dona Lilly. Geraram aí 500 empregos com a empresa Gumz, então essa homenagem é muito, mas muito merecida e até nos emociona”, ressaltou.

A homenageada também se pronunciou sobre a congratulação e disse estar muito honrada com um gesto tão bonito da Casa de Leis jaraguaense. “É uma grande honra receber essa homenagem e tudo o que fizeram por mim. Muito obrigado”, agradeceu.

Ao final da sessão, dona Lilly e sua família posaram para foto com os vereadores Foto: Tiago Rosário/CMJS

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 12/04/2022