Apelo para que lactantes sejam prioridade na vacinação é aprovado

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou, na sessão desta quinta-feira (17), a moção de apelo das vereadoras Nina Santin Camello (Progressistas) e Sirley Schappo (Novo) que solicita à Prefeitura do município e ao Comitê Extraordinário Covid-19 a inclusão de lactantes e gestantes nos grupos prioritários para vacinação contra o coronavírus. A moção também recebeu as assinaturas de coautoria de todos os demais vereadores.

Sirley avisou que, na manhã desta quinta-feira, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, sancionou o projeto de lei do deputado João Amim que já determinou que esse grupo esteja nas prioridades da vacina. Na sessão do dia 20 de maio, a parlamentar já havia manifestado apoio ao movimento Lactantes pela Vacina.

As vereadoras argumentam que os bebês de gestantes imunizadas adquirem os anticorpos necessários para se proteger da Covid-19 através do leite materno, como ficou evidenciado no caso ocorrido em Tubarão-SC. Elas também ressaltam, que até 10 de maio de 2021, foram registradas “mais de 1.088 mortes de gestantes por Covid-19 no Brasil e a taxa de mortalidade é de 3,9 para cada milhão de habitantes, ou seja, o Brasil tem 10 vezes mais mortalidade de gestantes do que países como Estados Unidos e que, até 15 de março 2021, 1.300 bebês morreram em decorrência de complicações causadas pelo vírus no país, sendo o segundo país com mais mortes de crianças”.

Segundo o texto da moção, dezesseis municípios brasileiros já incluíram as gestantes nas prioridades de vacinação: São Paulo, São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André, Carapicuíba, Ribeirão Pires, Itapevi e Birigui, no Estado de São Paulo; Rio de Janeiro, Teresópolis, Paraty, Nova Iguaçu, São Fidélis e Niterói, no Estado do Rio de Janeiro; Sapucaia do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul; e Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 17/06/2021