Apelo por reajuste salarial dos servidores municipais é aprovado

Foto: PMJS

A primeira moção de apelo de 2022 na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul foi protocolada pelo vereador Jeferson Cardozo (PSL). Nela o parlamentar pede que a Prefeitura conceda o reajuste salarial dos servidores públicos do município, “promovendo um aumento justo e equilibrado”, diz na matéria.

Os argumentos do vereador giram em torno da perda do poder aquisitivo dos trabalhadores durante o ano de 2021 causados pela inflação nos preços dos produtos. Ele lembra que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) se encontra em torno de 10,2% para o período, mas adverte que alguns itens básicos como arroz e gasolina passaram dos 40% de aumento e o botijão de gás não ficou distante disso: cerca de 29%.

Para Cardozo, a situação se deve aos percalços econômicos causados pela crise pandêmica de coronavírus que assolou o país. Todavia, ele lembra que, no momento, a saúde financeira do Município é boa e que, portanto, é possível dar um reajuste digno aos funcionários. Ele lembrou que em 2021 o Executivo jaraguaense concedeu revisão salarial aos servidores de 7,42%, mesmo em meio à pandemia de Covid-19, e parabenizou a Administração Municipal pela atitude.

“Esse ano tá pior que no ano passado. A inflação tá comendo o salário de todo mundo. A gasolina está beirando os sete reais, os alimentos estão com valores absurdos e nossas merendeiras, serventes das escolas não se conseguem mais manter a qualidade de vida com o salário que estão ganhando”, salientou o vereador durante a sessão.

A moção foi aprovada por unanimidade na sessão desta terça-feira (1°) na Câmara Municipal e enviada ao Executivo para análise.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 01/02/2022