Foto: PMJS
Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, em sessão nesta quinta-feira (16), uma moção que apela para que o Poder Executivo contrate novos médicos e dentistas para atender à população nas unidades básicas de saúde. A moção é de autoria de Jeferson Cardozo (PL), Luís Fernando Almeida (MDB) e Rodrigo Livramento (Novo) e sugere, caso não seja possível a contratação direta dos profissionais, que sejam adquiridas consultas médicas em clínicas particulares. O objetivo do apelo é o de diminuir o tempo de espera daqueles que esperam por atendimento.
Em outro ponto do texto da moção, os parlamentares pedem que seja feito um estudo sobre os salários dos profissionais de saúde dos municípios vizinhos a Jaraguá do Sul, como Corupá, Massaranduba e Guaramirim. O pedido leva em consideração que, por vezes, a remuneração dos contratados pela Secretaria de Saúde jaraguaense é inferior à praticada pelas outras cidades e, por isso, os profissionais acabam tendo resistência em vir trabalhar na Saúde Pública do município.
A moção ainda alega que a demanda por atendimento médico nas unidades de saúde é crescente e que as dificuldades em conseguir consultas geram constantes reclamações da população, que levam aos vereadores jaraguaenses os seus anseios e as suas reivindicações. Segundo os autores do apelo, há pessoas que esperam há anos por atendimento.
Luís Fernando Almeida lembra que o fato de Jaraguá do Sul ter virado uma Regional de Saúde e uma referência para outros municípios do Norte Catarinense, fez com que a demanda por atendimento nos hospitais aumentasse. O parlamentar ressalta que o Executivo jaraguaense faz sua parte com o investimento na área, mas é preciso que prefeituras que utilizam os hospitais da cidade contribuam com a sua parte.
Jonathan Reinke (Podemos) comentou a moção na tribuna da Casa de Leis e advertiu que, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, dos atendimentos realizados nos hospitais do município, apenas 26% são de urgência e emergência. Os outros poderiam ser tratados nas unidades básicas de saúde, mas a população acaba optando pela unidade hospitalar por falta de médicos nas UBSs. Todavia, ele avisa que a Prefeitura de Jaraguá tem se dedicado ao assunto, tanto que há um edital aberto para seleção de clínicos gerais e psiquiatras para atender em UBSs. Jonathan alerta para o fato de os profissionais também não estarem dispostos a trabalhar 40 horas semanais no serviço público e que por isso é preciso realizar concursos públicos de 20 e 10 horas para buscar essa mão de obra.
Jeferson Cardozo elogiou o Executivo pela inauguração do Pronto Socorro 60+, unidade de atendimento exclusiva para pessoas com 60 anos ou mais, e do futuro Centro Odontológico. Para ele, a moção de apelo vai ajudar na pressão para que o município encontre soluções para diminuir o tempo de espera da população e, para isso, o vereador acredita que uma das atitudes a serem tomadas é a valorização profissional.
“Precisamos valorizar os médicos, enfermeiros para que possam vir prestar essa assistência médica em nosso município. Porque, se não, só vamos ter prédios vazios sem atendimentos”, advertiu.
A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao prefeito Jair Franzner para ciência do apelo.
Sessão: