De uma conversa informal, surgiu a ideia de realizar uma sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, no bairro Centenário. E ela ocorreu na tarde desta terça-feira (5) sob os olhares dos cerca de 80 usuários apaeanos.
Segundo o presidente do Legislativo, vereador Jair Pedri (PSD), o simples fato de realizar a atividade nas dependências da instituição e dar a oportunidade para que os usuários possam assistir a uma sessão da Câmara é uma demonstração à sociedade de que com pequenos gestos pode-se fazer algo que promova a inclusão. “A importância que o trabalho desenvolvido pela Apae tem na vida de seus alunos e das famílias deles é algo que dispensa comentários”, destacou Jair.
O autodefensor da Apae jaraguaense, Wesley Ataide Barros Nora, usou a tribuna legislativa para fazer coro às palavras do parlamentar e agradecer pela escolha. “Agradeço a todos os vereadores pela presença e pela escolha da nossa entidade para esta sessão. Muito obrigado pelo olhar e pela colaboração à causa apaeana”, salientou.
Também durante os trabalhos legislativos, alguns momentos marcaram o evento, como o grupo de dança Saltare que roubou a cena ao se apresentar aos parlamentares. Essa foi uma prévia do que o conjunto vai fazer em setembro, quando acontece o festival Jaraguá em Dança. Outro momento importante foi a aprovação do projeto de lei que autoriza a Prefeitura a doar um terreno à Apae. O terreno fica ao lado da instituição e será anexado para construção de um Centro Cultural apaeano. O investimento será de cerca de R$ 470 mil.
Também durante a sessão, os esportistas que disputaram a 22a Olimpíadas das Apaes de Santa Catarina tiveram os seus esforços reconhecidos e receberam uma homenagem. Os congratulados foram:
- Eluiza Rufino – 1° lugar em arremesso de peso, 1° lugar lançamento de dardo e 1° lugar lançamento do disco;
- Clarice Pommerening – 1° lugar salto em altura, 2° lugar salto em distância, 2° lugar 100 metros rasos;
- Jonas Barbosa – participou dos 100m rasos, 200 rasos e 1500m;
- Lucas Fossile – participou das corridas de 400m e 800m;
- Carlso alexandre – participou do lançamento dardo e disco;
- Edercio – disputou a caminhada de 25m e lançamento da pelota;
- Gabriel muller – disputou no tênis de mesa;
- Wesley Ataide Barros Nora e Tiago Silva – disputaram na bocha;
- Alison dos Santos – jogou pela equipe Norte de futsal;
- Alex Carvalho e o operador de rampa Brendo Gonatti – 1° lugar invicto na bocha paraolímpica.
Segundo Priscila Müller, diretora da Apae, esses foram os aletas escolhidos para representar Jaraguá do Sul na competição, porém o número de usuários que praticam esporte na instituição é muito maior. “Uma felicidade muito grande de estar homenageando-os aqui com a Câmara de Vereadores”, destacou.
E, em um dos últimos atos da sessão, a usuária Márcia Miranda recebeu uma homenagem em comemoração aos seus 40 anos de Apae. Ela frequenta a entidade desde o dia 7 de julho de 1982 e completa, nesta quinta-feira, quatro décadas como apaeana. Para se ter uma ideia, a Apae jaraguaense faz 49 anos de existência neste mês de julho, no dia 12.
O presidente da instituição, Elder Stringari, lembrou que por muito tempo a Apae não pôde receber pessoas e muito menos eventos em suas instalações por conta da pandemia de coronavírus. “Esse foi o nosso primeiro grande evento, recebendo a Câmara de Vereadores que representa a sociedade de Jaraguá do Sul. É um marco muito importante para a gente abrir as portas de vez e poder receber toda a comunidade”, frisou.
Sessão: