Aprovada liberação de recursos para compra de vagas em creches

O plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, nesta quinta-feira (23), um projeto de lei do Executivo que solicita a liberação de recursos para a Secretaria de Educação. Ao todo, foram destinados R$ 5,6 milhões para implementação de Sistema de Informática, para o transporte escolar das redes municipal e estadual e para aquisição de vagas em centros de educação infantil particulares.

Este último item bastante comemorado entre os vereadores, que já haviam elogiado a postura da Prefeitura em anunciar a compra dessas vagas em creches. Com a aprovação do projeto, serão liberados R$ 400 mil para compra das primeiras matrículas de crianças de 0 a 4 anos, verba suficiente para contratar mais de 400 delas.

A vereadora Sirley Schappo (Novo) parabenizou a nova secretária de Educação, Emanuela Wolff, e lembrou das muitas vezes em que as vagas em creche foram tema de proposições na Câmara Municipal. A parlamentar também recordou que em 2021 ela, a vereadora Nina Santin Camello (PP) e o vereador Rodrigo Livramento (Novo) fizeram emendas ao Plano Plurianual que estão possibilitando agora que o Executivo tome essa iniciativa. No PPA 2022-2025, a previsão era de R$ 1,61 milhão para compra de vagas em cmeis particulares. Com uma emenda aprovada, a meta passou para R$ 3 milhões, valor que vai ajudar a diminuir o déficit de mais de 1.200 crianças esperando por vagas.

“Com certeza ajudará muito para que as famílias que precisam desse serviço, da creche para poder trabalhar, tenham o seu filho cuidado e educado. Todas elas vão comemorar conosco”, salientou Sirley.

O projeto foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção e publicação da lei.

Sessão:

Sessão ordinária - 23/02/2023