Aprovada moção de apelo por acostamento na BR-280

Na sessão desta terça-feira (6), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul deliberou sobre uma questão de segurança viária. Os vereadores aprovaram por unanimidade uma moção que visa a implantação de acostamento nas duas margens da Rodovia BR-280, no trecho compreendido entre o quilômetro 69,3 e 75,5.

A proposta tem como objetivo primordial garantir uma circulação mais segura para pedestres e ciclistas que utilizam diariamente essa via. O pedido considera a densa concentração de estabelecimentos e instituições ao longo do percurso, como faculdades, escolas de ensino fundamental, creches, postos de saúde, CRAS, conjuntos habitacionais e até mesmo o Crematório Catarinense.

Com a presença de tantos pontos de interesse e necessidade de deslocamento de diversas pessoas, incluindo crianças, mães, cadeirantes e pedestres, torna-se imprescindível a criação de espaços seguros para esses fluxos. Ele lembra que, atualmente, a ausência de acostamento e de vias marginais torna a BR-280 um local de alto risco, especialmente considerando que o limite de velocidade dos veículos é de 80 km/h.

A moção destaca também que já existem solicitações anteriores para a implantação de acostamento em partes dessa rodovia, o que reforça a urgência da medida. Aprovada por unanimidade, a moção de apelo agora será encaminhada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na expectativa de que as autoridades competentes atendam essa demanda essencial para a comunidade local.