Aprovado Programa Longeviver para servidores municipais

Foto: PMJS

Foi aprovado na manhã desta quinta-feira (21), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, o projeto de lei que cria o Programa Longeviver, que deve desenvolver uma cultura pró-longevidade entre os servidores públicos municipais em atividade, os aposentados e os pensionistas vinculados ao Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais (Issem-Previdência). A iniciativa visa promover ações de cuidados com a saúde, de envelhecimento ativo e de educação financeira e previdenciária para os trabalhadores.

Para isso, o Issem, que ficará responsável por desenvolver o Programa, deverá realizar atividades culturais que estimulem a socialização dos funcionários, dar orientações sobre o planejamento da aposentadoria e fomentar o voluntariado como forma de ocupar o tempo livre e contribuir socialmente.

O Longeviver também é um dos requisitos para a manutenção da Certificação Institucional do Pró-Gestão, instituído pelo Ministério do Trabalho e Previdência para os regimes próprios de previdência. Em mensagem enviada junto ao projeto de lei, o Executivo ainda ressalta a importância de desenvolver estratégias que promovam um estilo de vida saudável entre os seus colaboradores. A mensagem lembra que o envelhecimento ativo compreende, além dos cuidados com a saúde, características psicológicas, sociais, culturais, comportamentais, econômicas e de gênero. Lembra também que essa visão está em consonância com a definição de saúde proposta pela OMS, que define que “saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

O projeto foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção do prefeito Jair Franzner.

Sessão:

Sessão Ordinária - 21/07/2022