Foto: divulgação Faculdade Estácio
Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram três projetos de lei, em sessão nesta terça-feira (12), que alteram as regras de concessão das bolsas para médicos residentes no município. As alterações visam reajustar o valor do auxílio concedido aos estudantes de medicina da faculdade Estácio de Sá que desempenham atividades nas equipes de Estratégia de Saúde da Família e de Atenção Básica. Até o momento, o valor concedido aos acadêmicos era instituído por decreto do prefeito municipal e estava em R$ 3.330,43. Com a aprovação dos projetos, agora o valor será atrelado aos valores da bolsa de residência médica concedida pelo Ministério da Educação. Com a mudança, os auxílios concedidos em Jaraguá do Sul passam para R$ 4.106,09, o mesmo valor informado na portaria do MEC nº 9 de 13/10/2021.
Segundo a Administração Municipal jaraguaense, os valores são oriundos de repasses da própria Estácio de Sá e que, portanto, não há aumento de despesas para os cofres públicos. Em Jaraguá, o Termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), celebrado entre a instituição de ensino e a Secretaria Municipal de Saúde, prevê a concessão de 36 bolsas para residentes no Hospital Jaraguá (18 para a especialidade de cirurgia e 18 na clínica médica) e 36 bolsas no Hospital Jaraguá (18 na especialidade ginecologia obstetrícia e 18 na pediatria).
A residência médica é uma modalidade de ensino caracterizada por treinamento prático em serviço, sob gestão de instituições de saúde e sob orientação de profissionais médicos com alta qualificação. O projeto foi aprovado pela unanimidade dos vereadores e enviado ao Executivo para sanção do prefeito Jair Franzner.
Sessão: