Atriz e bonequeira Mery Petty é homenageada no Legislativo

Na sessão desta quinta-feira (5) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de aplausos à atriz bonequeira Mery Petty. A matéria foi proposta por Sirley Maria Schappo (Novo), Ademar Braz Winter (PSDB), Anderson Kassner (PP), Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PL), Jonathan Reinke (Podemos), Luís Fernando Almeida (MDB), Nina Santin Camello (PP), Osmair Luiz Gadotti (MDB), Rodrigo Livramento (Novo) e Ronnie Leonel Lux (MDB).

O reconhecimento expresso na moção destaca a marcante contribuição de Mery Petty para o cenário cultural local. Desde os anos 80, ela é considerada uma referência na confecção e manipulação de bonecos em Jaraguá do Sul. Sua participação como fundadora do GATS (Grupo Artístico de Teatros da SCAR) por duas décadas também é celebrada.

Mery Petty também se destaca como incentivadora do teatro de lambe-lambe desde 2005, explorando formas inovadoras de expressão teatral. Sua pesquisa sobre a história da Móin-Móin (Margarethe Schlünzen), uma bonequeira atuante entre 1950 e 1970 em Jaraguá do Sul, foi publicada em uma revista da UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina), evidenciando seu compromisso com a preservação da história local.

A atriz bonequeira é citada como referência em teatro de bonecos alemão no Dicionário do Teatro Brasileiro, e sua participação ativa em organizações culturais, como a ABTB (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos), a Associação de Mulheres Bonequeiras Brasileiras e a UNIMA (União de Marionetistas Mundial), destaca seu papel na promoção do teatro de bonecos em nível nacional e internacional.

Mery Petty recebeu reconhecimento internacional ao ser premiada como melhor figurino na categoria adulto no 3° Festival Internacional de Teatro Uruguaianense em 2019. Além disso, sua participação como representante das artes cênicas no Conselho Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul de 2007 a 2013 sublinha seu engajamento e influência nas políticas culturais locais.

Por último, a moção destaca a dedicação e criatividade de Mery Petty na confecção dos bonecos do Boi de Mamão da Escola Municipal Ribeirão Molha para as apresentações de 2023, mostrando seu comprometimento com a cultura local. A moção de aplausos foi aprovada por unanimidade e entregue à Mery em plenário.