Audiência pública discute acessibilidade para pessoas surdas

Na noite desta terça-feira (26), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realizou uma audiência pública dedicada à acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva. Presidida pelo vereador Jeferson Cardozo (PL), proponente do evento, a audiência contou com a presença do secretário de Assistência Social e Habitação, Sadi Terres, do presidente da Associação dos Surdos, Paulo Sérgio Praxedes, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Enerson Torres Cunha, da secretária paroquial da Igreja São Judas Tadeu, Ana Luiza Hammes, e do pastor Aroldo da Conquista.

Destacando o compromisso com a inclusão, a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro participou de forma online da audiência, acompanhada de seu intérprete de Libras, Lucas Moura. A gerente Operacional da ICOM, Plataforma de Interpretação em Língua de Sinais, Andréa Venancino, Daniele Veloso e a doutora Ronice Quadros também participaram virtualmente do evento.

Durante a audiência, os cidadãos surdos da cidade tiveram a oportunidade de expor e compartilhar suas preocupações, além de relatar as dificuldades enfrentadas no cotidiano devido à deficiência auditiva. Jeferson Cardozo enfatizou a importância da audiência pública como um mecanismo de participação social, permitindo que os cidadãos e a sociedade civil organizada contribuam para a priorização e respeito de temas de relevante interesse público.

O presidente do Legislativo jaraguaense, vereador Luís Fernando Almeida (MDB), anunciou durante o evento que a recém-criada Escola do Legislativo de Jaraguá do Sul promoverá uma capacitação em Libras para todos os funcionários da Câmara Municipal. O objetivo é aprimorar a acessibilidade e o atendimento à população surda. Além dos servidores públicos, a população também terá acesso aos cursos promovidos pela Escola.

Ao encerrar a audiência, Cardozo revelou importantes avanços. Segundo ele, os dois hospitais da cidade criarão um grupo de trabalho para disponibilizar ferramentas de acessibilidade em Libras no atendimento aos surdos. Ele avisa que as igrejas também estão se mobilizando para tornar seus eventos mais acessíveis aos deficientes auditivos.

Cardozo afirmou que, após ouvir as demandas da população, os vereadores agora têm mais embasamento para propor melhorias ao projeto de lei n° 227/2021, de sua autoria. Este projeto visa estabelecer a obrigatoriedade da inserção do intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os eventos em espaços abertos ou confinados. O vereador esclareceu que o projeto foi retirado da pauta para um debate mais aprofundado sobre o assunto, visando ouvir a comunidade surda, pessoas interessadas na matéria, além de garantir mecanismos de ampliação da inclusão social das pessoas portadoras de deficiência auditiva.

“Isso tudo vem para promover tudo aquilo que a gente queria: inclusão. É um avanço para Jaraguá do Sul”, frisou Cardozo.