Bancada de vereadores vai estudar a mobilidade ferroviária em Jaraguá do Sul

Na sessão desta quinta-feira (23) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma resolução de autoria de Rodrigo Livramento (Novo), Jonathan Reinke (Podemos), Luís Fernando Almeida (MDB), Osmair Luiz Gadotti (MDB). A matéria cria a Bancada da Mobilidade Ferroviária Urbana para estudos acerca do contorno ferroviário e a implementação de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) no município. A Bancada será composta por quatro membros. Os trabalhos da Bancada vão até o final da legislatura, em dezembro de 2024.

A criação da bancada leva em conta a necessidade de dar prosseguimento aos estudos acerca do contorno ferroviário em Jaraguá do Sul, com o intuito de melhorar o tráfego de veículos, a segurança na circulação de pedestres e o desenvolvimento do comércio local. Além disso, considera a possibilidade de alinhar aos estudos do contorno ferroviário a implementação de Veículos Leves sobre Trilhos, modal de transporte público de fácil inserção na estrutura viária existente, apto a compartilhar o espaço comum do tráfego urbano, inclusive com a convivência de pedestres, e que levam mais agilidade à locomoção diária dos munícipes, ao desafogamento do trânsito e a redução dos impactos ambientais.

Os autores da proposta lembram que o planejamento para instalar uma malha ferroviária externa ao perímetro urbanizado na cidade se iniciou há décadas, porém, por diversos fatores, ficou estagnado. Segundo a justificativa dos vereadores, em recente reunião com representantes da Prefeitura Municipal, Amvali e da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, eles receberam apoio para dar prosseguimento aos estudos. Também foi repassada a informação de que o Governo do Estado possui, atualmente, verba para auxiliar na construção e instalação das novas ferrovias.

Com o contorno ferroviário em atividade, as atuais estruturas que passam na área urbanizada da cidade ficariam disponibilizadas para implantação de VLTs, modais de transporte público que já são usados em diversas cidades do Brasil e do mundo, dada sua eficiência de condução e economicidade. Boa parte deles, inclusive, é movida à eletricidade.

Além da bancada, os vereadores pretendem realizar uma audiência pública, ainda com data a ser definida, para discutir a questão com membros da sociedade e das entidades interessadas no assunto.