Câmara aprova apelo por distribuição gratuita de medidor de glicose

Na sessão desta quinta-feira (11) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção que apela para que o município de Jaraguá do Sul faça a distribuição gratuita do medidor contínuo de glicose para as pessoas com diabetes tipo 1. A proposta é baseada em várias considerações sobre a condição médica e a necessidade urgente deste monitoramento.

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Como resultado, a glicose permanece no sangue em vez de ser utilizada como energia, caracterizando esta condição que afeta entre 5 e 10% das pessoas com diabetes. Essa forma da doença geralmente aparece na infância ou adolescência, mas também pode ser diagnosticada em adultos, e exige tratamento constante com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas para controlar os níveis de glicose no sangue.

A moção destaca a importância de evitar a hipoglicemia, uma condição em que os níveis de glicose no sangue caem abaixo de 70 mg/dl, causando sérios riscos à saúde. O dispositivo de monitoramento contínuo de glicose é crucial nesse processo. Consiste em um pequeno sensor colocado na parte superior do braço, conectado a um monitor que permite visualizações precisas dos níveis de glicose a qualquer momento. Este monitoramento contínuo não apenas atende a uma necessidade médica urgente, mas também traz benefícios econômicos a longo prazo, ao evitar custos associados a complicações severas da doença.

Atualmente, o acesso a esses sensores na rede pública de saúde é limitado e muitas vezes obtido por meio de decisões judiciais, em que os pacientes precisam comprovar a necessidade médica e a falta de recursos financeiros para custear o tratamento. A moção aprovada pelos vereadores busca mudar essa realidade, garantindo a distribuição gratuita dos medidores contínuos de glicose para todos os pacientes com diabetes tipo 1 no município de Jaraguá do Sul, promovendo assim uma melhor qualidade de vida e gestão da doença.

A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.