Câmara aprova apelo por medicação para pacientes com câncer

Na sessão realizada nesta quinta-feira (22) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, uma moção foi aprovada com o objetivo de manifestar um apelo urgente ao Governo do Estado. A moção manifesta apelo para que a Secretaria de Estado da Saúde providencie o abastecimento com estoque de medicação de alto custo para tratamentos contínuos de pacientes com câncer do estado para evitar a interrupção desses tratamentos necessários. A matéria visa enfrentar uma situação crítica que afeta muitas famílias catarinenses.

A preocupação central dessa moção é que, muitas vezes, esses medicamentos estão fora do alcance financeiro dos pacientes e de suas famílias, o que coloca em risco a continuidade dos tratamentos essenciais. O cenário se agrava pelo fato de que muitos pacientes só conseguem iniciar seus tratamentos após decisões judiciais favoráveis, um processo que pode consumir um tempo valioso. O atraso na obtenção dessas decisões compromete não apenas o início efetivo do tratamento, mas também a saúde mental dos pacientes, que enfrentam ansiedade e incerteza durante esse período crucial.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Governo do Estado para ciência.