Foto: Prefeitura de Angra dos Reis
Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, nesta terça-feira (8), um projeto de lei que autoriza o Executivo a investir o valor de R$ 300 mil na compra de um furgão para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. O veículo será utilizado por profissionais do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para realizar atendimentos itinerantes, principalmente nos bairros mais afastados do centro da cidade.
A vereadora Nina Santin Camello (Progressistas), que no início de 2021 fez uma indicação pedindo a compra do furgão, ressalta que a iniciativa é importante para os usuários dos serviços de assistência social que não têm condições de se deslocar aos endereços onde esses serviços são ofertados. “Muitos não têm acesso ao transporte público e nem recursos para chegar aos equipamentos públicos”, pondera.
Além do CRAS, o furgão também deve atender aos usuários dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Cadúnico.
O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) relatou que esteve com o secretário municipal de Assistência Social, André de Carvalho Ferreira, que lhe apresentou as adaptações que deverão ser feitas no furgão. Segundo o parlamentar, as mudanças na estrutura do veículo têm que garantir a privacidade das pessoas atendidas no local. Ele adverte que os munícipes não vão ao CRAS à toa, mas sim “porque está passando por alguma dificuldade, porque tá passando por algum tipo de violência, e chegar em um equipamento público e ter ali a mínima condição possível é muito importante”, lembrou.
O projeto foi aprovado pela unanimidade dos vereadores e enviado ao Executivo para sanção do prefeito Antídio Lunelli.
Confira a sessão: