Câmara aprova mais R$ 769 mil para regularização fundiária

Nesta quinta-feira (8), os vereadores de Jaraguá do Sul autorizaram o Executivo a investir mais R$ 769 mil em áreas de regularização fundiária através do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS). Os recursos vão servir para implantação de infraestrutura (como construção de rede de drenagem pluvial, de boca de lobo, estudos ambientais e projetos urbanísticos), equipamentos urbanos e aquisição de materiais de construção para doação. Na semana passada, dia 1° de julho, a Câmara já havia aprovado R$ 200 mil para loteamentos em processo de regularização.

Os recursos também vão ser utilizados para contratar mão de obra terceirizada para substituir os trabalhos dos apenados do Presídio Regional, que não estão podendo ser realizados, já que os detentos estão impedidos de deixar o presídio por conta de questões sanitárias em decorrência da pandemia de coronavírus.

Já a doação dos materiais de construção será feita a famílias carentes cadastradas no Programa “Minha Casa Melhor”. Segundo o vereador e ex-diretor de Habitação do município, Luís Fernando Almeida (MDB), muitas dessas pessoas estavam invisíveis para o Poder Público Municipal antes da gestão Antídio Lunelli, mas que agora estão tendo a oportunidade de melhorar a sua qualidade de vida através desses investimentos. Ele lembra que a maior parte dessas famílias não tem condições financeiras de fazer pequenas reformas e ampliações em seus imóveis.

Para a vereadora Sirley Schappo (Novo), quanto mais o município conseguir investir nessa questão, melhor, para que essas pessoas que estão em situação irregular tenham a sua condição normalizada e que isso possa melhorar a qualidade de vida de todos os munícipes jaraguaenses.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 08/07/2021