Câmara aprova projeto de lei que proíbe plantio da Espatódea

Na sessão desta quinta-feira (3) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram o projeto de lei de autoria do vereador Jonathan Reinke (Podemos) que institui a proibição do plantio e produção de mudas da espécie Spathodea Campanulata em todo o município. Essa árvore é popularmente conhecida como Espatódea, Bisnagueira, Tulipa-do-Gabão, Xixi-de-Macaco ou Chama-da-Floresta.

O descumprimento da lei acarretará em notificação ao infrator, a ser realizada pela secretaria competente. Reinke justificou a iniciativa destacando que a Espatódea é uma espécie originária da África e foi introduzida no Brasil com fins ornamentais. Como não é nativa do país e tem origem tropical, a planta enfrenta dificuldades em se adaptar ao clima frio. Apesar de suas belas flores de cor laranja, a árvore representa uma ameaça ao meio ambiente, uma vez que suas flores contêm uma substância tóxica para abelhas, insetos e beija-flores, colocando em risco os agentes polinizadores fundamentais para a natureza.

O parlamentar lembra que estudos científicos relatam que mais de 200 insetos, incluindo abelhas meliponinas, beija-flores, moscas e formigas, foram encontrados mortos em uma única inflorescência de Spathodea Campanulata na África Ocidental, devido à mucilagem presente nas flores e brotos jovens, que se dissolve no néctar e resulta na morte dos insetos.

“Vale ressaltar que outras cidades brasileiras já tomaram medidas semelhantes para combater os problemas causados por essa espécie invasora. As cidades de Curitiba e Araucária, no estado do Paraná, sancionaram leis municipais proibindo o plantio e a produção de mudas da Espatódea”, alertou.

O projeto foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção.