Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova projeto para instalação de câmeras de monitoramento

COMPARTILHE

Na sessão desta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou um projeto de lei do Executivo Municipal autorizando a abertura de um crédito suplementar no valor de R$ 800 mil. O recurso será destinado à Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Semplu) para instalação e manutenção de câmeras de vigilância para monitoramento de vias da cidade.

A justificativa do projeto destaca a necessidade de reforçar a segurança pública, atendendo às demandas de instalação e manutenção dos equipamentos. Além disso, parte do valor será utilizado para contratar uma empresa especializada em serviços de engenharia, que fornecerá materiais e mão de obra para a reforma do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM).

Desde o início da legislatura, alguns vereadores apresentaram indicações solicitando a instalação de câmeras em diferentes pontos do município. No total, foram 13 pedidos registrados. Confira:

Vereador Almeida:

  • Rua 887 – Domingos Anacleto Garcia, na entrada do Loteamento Harmonia.

  • Rua 839 – Sizino Garcia, na esquina com a Rua 872 – João Pedro Vieira.

  • Rua 878 – José Vicenzi, na esquina com a Rua 872 – João Pedro Vieira.

  • Rua 887 – Domingos Anacleto Garcia, em frente ao Colégio Vitor Meirelles, no Bairro Três Rios do Norte.

  • Rua 887 – Domingos Anacleto Garcia, em frente à Igreja São Roque, no Bairro Três Rios do Norte.

Vereador Osmair Luiz Gadotti:

  • CRAS, Posto de Saúde e CMEI Gustavo Mathedi, junto ao Condomínio Érica Modroc Menegotti, no Bairro Ribeirão Cavalo.

  • Rua 1370 – Alwin Schwarz, no acesso ao Loteamento Montreal, no Bairro Três Rios do Norte.

  • Ruas 1504 – Ernest Kneubuhler, 1503 – Lina Olga Wallow Kneubuhler e 1538 – Alvaro Kneubuhler, nos acessos ao Loteamento Zurique, no Bairro Três Rios do Norte.

  • Praça Eduardo Zanghelini, no Bairro Nereu Ramos.

  • Reativação da câmera de monitoramento no início da Rua 590 – Erwino Menegotti, na Ilha Central, no limite dos bairros Chico de Paulo e Centro.

Vereador Jonathan Reinke:

  • Estudos para verificar a viabilidade e implantação de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial.

Vereador Delegado Mioto:

  • Rua 260 – Treze de Maio, abaixo do viaduto novo, no Bairro Amizade.

Vereador Professor Fernando Alflen:

  • Viaduto da Rua 440 – Luiz Picolli, conhecido como Viaduto do Bairro Estrada Nova.

Para os parlamentares, a instalação de sistemas de vigilância e monitoramento se faz necessária para garantir maior segurança tanto para motoristas quanto para pedestres. Em algumas indicações, vereadores afirmara que relatos de moradores indicam que a área tem sido utilizada para atividades ilícitas, como o consumo de drogas e atos obscenos, além de haver registros de tentativas de vandalismo na iluminação pública. Dessa forma, a presença de equipamentos de segurança contribuirá para coibir essas práticas, aumentar a sensação de segurança e auxiliar no cumprimento de ordens judiciais, permitindo a identificação de foragidos e criminosos procurados.

Com a aprovação do projeto, os vereadores aguardam a implementação das câmeras, que contribuirão para aumentar a segurança da população e a eficácia do monitoramento urbano.

Pular para o conteúdo