Câmara fará audiência pública sobre violência contra a mulher

Em sessão nesta quinta-feira (1°), os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram um requerimento para a realização de uma audiência pública que pretende discutir a violência contra a mulher. O requerimento tem autoria das procuradoras da Mulher, vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo). O evento tem como título “Combate à violência contra mulher no Município de Jaraguá do Sul – realidades e perspectivas” e será realizado em agosto. A audiência será uma das atividades que marcarão o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência doméstica.

Ao defender o requerimento na tribuna, Nina lembrou que, segundo dados do Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina, apenas entre janeiro e abril deste ano a Justiça já concedeu 9.647 medidas protetivas para mulheres do estado contra seus agressores. Ainda segundo à entidade, em 2023 já aconteceram 22 feminicídios em SC e um deles foi na região do Vale do Itapocu. Ela ressalta que, no ano passado, três mulheres foram mortas violentamente em Jaraguá do Sul.

Para a vereadora, é preciso realizar um debate com todas as entidades sobre o tema para entender qual é a realidade do município e saber o que é possível fazer para diminuir esses índices.

“Pois quando falamos em violência contra a mulher, nós falamos de família. E é um dever de todos nós, precisamos fazer a nossa parte. Falar sobre machismo, respeitar a voz das mulheres e a vez delas”, explicou.

A data para realização da audiência em agosto ainda será definida pelo Legislativo.