Câmara homenageia Elia Hass pelo seu empreendedorismo exemplar

Na sessão desta quinta-feira (23) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de aplauso dedicada a Elia Hass, em reconhecimento ao seu notável exemplo de empreendedorismo feminino no município. A moção foi proposta pelos vereadores Osmair Luiz Gadotti (MDB), Nina Santin Camello (PP) e Sirley Maria Schappo (Novo).

A iniciativa destaca a importância do Dia da Mulher Empreendedora, celebrado em 19 de novembro, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 8.882/2021, e do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, uma data reconhecida pela Organização das Nações Unidas desde 2004. Além disso, ressalta a recente entrada em vigor da Lei Federal 14.667/2023, que institui a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino, a ser celebrada em todo o território nacional no mês de novembro.

A decisão da Câmara ocorre em um momento significativo, visto que o número de mulheres empreendedoras no Brasil alcançou uma marca histórica. De acordo com a última pesquisa do Sebrae, no terceiro trimestre do ano passado, o país contava com 10,3 milhões de mulheres à frente dos próprios negócios, representando mais de 34% do total de empreendedores.

O destaque da moção, Elia Hass, empreendedora do bairro Rio da Luz, atua no ramo de ferragens, dedicando-se à fabricação de ferramentas em seu estabelecimento fabril e à comercialização de seus produtos. Ela não apenas administra a empresa, mas também desempenha um papel ativo na linha de produção, confeccionando ferramentas como facas, foices e enxadas.

Segundo os autores da homenagem, a atuação de Elia evidencia que as profissões no mercado de trabalho já não são mais exclusivamente femininas ou masculinas, desafiando estereótipos de gênero. A moção destaca, ainda, a importância de promover a valorização das mulheres como protagonistas no cenário empresarial, com o objetivo de incentivar e apoiar o desenvolvimento das empreendedoras no município.

A moção foi aprovada por unanimidade e entregue à Elia ao final da sessão.