Câmara integra Pacto do Desenvolvimento e Inovação regional

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul é signatária do Pacto do Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu. O documento foi assinado nesta sexta-feira (3), em um evento que reuniu diversas entidades e órgãos públicos no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul. O Pacto já havia sido assinado entre os prefeitos da região no mês de setembro e, agora, será expandido para os Legislativos de cada cidade, além das mais variadas entidades da sociedade civil organizada.

O 1º Secretário da Mesa Diretora, vereador Jonathan Reinke (PODE), representou a Câmara jaraguaense no evento e destacou a importância do comprometimento legislativo com o desenvolvimento local e a inovação regional. “O apoio do poder público, dos sete municípios da região, será fundamental para que o Vale do Itapocu siga sendo competitivo no mercado, consolidando o empreendedorismo que tempos por aqui, por meio da inovação, ciência e tecnologia e o desenvolvimento econômico e social”, afirma o parlamentar.

1º Secretário da Mesa, vereador Jonathan Reinke (PODE) assina Pacto pelo Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu representando a Câmara de Vereadores. (Gabriel Vieira/CMJS)

O Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu é um movimento regional iniciado por diversas entidades, públicas e privadas, que promovem ou apoiam o desenvolvimento econômico e social, ciência e tecnologia, empreendedorismo, educação e a inovação. As entidades pactuam ações que estejam dentro do seu escopo natural de atuação e que se enquadrem em um dos eixos definidos. Cada integrante pode, inclusive, se comprometer com ações dirigidas ao seu próprio público-alvo, contanto que estejam alinhadas com as diretrizes gerais do Pacto.

A proposta é ter os gestores municipais – os poderes Executivo e Legislativo – como incentivadores de iniciativas que buscam a eficiência, estimulando a integração e alinhamento entre a comunidade na busca pelo progresso, desburocratização, desenvolvimento científico, fomento à pesquisa e a capacitação tecnológica. “Esse movimento quer, acima de tudo, aproximar entidades e comunidade em busca de um mesmo propósito, que é o desenvolvimento econômico regional”, explica Gustavo Pacher, presidente do Comitê Inova Jaraguá.

Representando o governo de Santa Catarina, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, destacou que a integração regional será fundamental para que o Pacto alcance os resultados esperados. O Diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação da Secretaria do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, Moris Kohl, apontou que a região já é conhecida por ter agentes inovadores, mas que o Pacto precisa provocar a sinergia entre os municípios, gerando mais empregos, renda e oportunidades para a população.