Câmara Municipal aprova moção para doação de imóvel à APAE

Em sessão realizada nesta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou uma moção que apela ao Poder Executivo Municipal para que disponibilize um imóvel, por meio de cessão ou doação, à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade. A finalidade é a implantação do Centro de Convivência Conviver, que oferece serviços fundamentais à comunidade.

A APAE é uma entidade que atua em todo o país na coordenação de ações intersetoriais para atender pessoas com deficiência. Entre os serviços oferecidos, o Centro de Convivência Conviver se destaca por atender indivíduos a partir dos 25 anos, que enfrentam envelhecimento precoce. O centro promove atividades que incentivam a autonomia, sociabilidade, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de prevenir situações de risco social.

Atualmente, a APAE de Jaraguá do Sul atende a um número limitado de usuários em um espaço adaptado em sua sede. Apesar dos esforços, a entidade enfrenta dificuldades em ampliar o atendimento, resultando em uma demanda reprimida. A moção enfatiza a necessidade da intervenção do Poder Público para aumentar a capacidade de atuação. Essa intervenção seria crucial para ampliar a participação dos usuários nas terapias e serviços oferecidos pela APAE, especialmente pelo centro, amparando aqueles que necessitam e diminuindo a demanda social existente.

A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.