Na manhã desta terça-feira (6), o superintendente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Marcelo Firmino Vaz, esteve na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul acompanhado do promotor de Justiça Marcelo José Zattar Cota para apresentar os projetos que são desenvolvidos em conjunto. O principal deles é o Trabalhando Juntos, programa de iniciação profissional para jovens entre 14 e 18 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é o de capacitar e inserir os adolescentes no mercado de trabalho.
Na tribuna da Casa de Leis, Vaz salientou que os jovens atendidos são especialmente aqueles que cumprem medidas socioeducativas em liberdade assistida ou que estejam em acolhimento familiar ou institucional. Para entrar no Trabalhando Juntos, os interessados devem ligar na 7a Promotoria de Justiça de Jaraguá do Sul, no telefone (47) 9 9286-9980, no (47) 3372-2032 do CIEE, ou ir a qualquer Creas ou Cras do município.
O superintendente afirmou que atualmente 231 adolescentes estão em processo de aprendizagem e 290 já entraram para o programa de estágio. Porém, cerca de três mil ainda esperam na lista por uma vaga. Ele ressalta que programas como esse abrem os horizontes profissionais dos jovens atendidos e adverte que muitos deles, antes de entrar, não conseguem pensar a sua vida para daqui a um ano devido ao desalento e as dificuldades. Para Vaz, o papel do CIEE vai muito além de oferecer vagas de estágio e cursos de aprendizagem. Para o gestor, a instituição conecta vidas a oportunidades.
“A gente consegue quebrar aquele ciclo de pobreza, o jovem passa a ser uma referência dentro da própria família. E a partir daí vislumbra um outro horizonte”, frisa.
Marcelo José Zattar Cota, que está à frente da 7º Promotoria da Comarca de Jaraguá do Sul, destacou que há muitas empresas na região e que a maioria é bastante parceira do programa, mas advertiu que isso não significa que o trabalho seja fácil.
“Esses jovens tem muitas potencialidades. O que falta é um incentivo, a primeira chance. As empresas acabam efetivando esses jovens e adquirindo para si uma mão de obra qualificada”, sublinhou.
Também durante a sessão, uma moção de aplauso ao CIEE foi aprovada. A matéria foi de autoria da vereadora Nina Santin Camello (PP) e levou em consideração todo o trabalho realizado pela entidade nesses mais de 14 anos em Jaraguá do Sul.
“A gente sabe da importância do trabalho realizado pelo CIEE com esses jovens que precisam estar no mercado de trabalho. Sair daquela vida que leva para as drogas e outras situações piores. Então a gente quer parabenizar o trabalho que é feito pelo CIEE no nosso município”, enfatizou.
A moção foi aprovada por unanimidade e entregue à entidade durante a sessão.
Sessão: