CMEI no Rio Cerro II vai receber nome de Emma Grützmacher Dallmann

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, nesta quinta-feira (9), um projeto de lei que dá nome ao Centro Municipal de Educação Infantil localizado na Rua Johann Bruch no bairro Rio Cerro II. A partir de agora ele vai ganhar o nome de Emma Grützmacher Dallmann, moradora do bairro muito ativa na comunidade. O projeto é de autoria do vereador Jonathan Reinke (Podemos), que levou em consideração toda a contribuição que a homenageada deu à população do local. O CMEI está em fase de conclusão das obras e deve ser inaugurado em breve.

Dona Emma foi parteira licenciada e realizou mais de dois mil partos, todos anotados em seus livros de registros. Neles, ela apontava o nome da mãe, a idade, a data, a cor, a nacionalidade, local, sexo, se o parto foi normal, se foi prematuro e se o bebê teve alguma má formação. Como parteira, Emma atuou nos bairros próximos ao Rio Cerro II e em municípios vizinhos, como Blumenau e Massaranduba.

Após sua aposentadoria em 1972, a homenageada continuou auxiliando a comunidade local através de seus conhecimentos em enfermagem, realizando curativos, recomendando medicações, aferição da pressão arterial, febre, entre outras coisas. Dona Emma faleceu em 30 de agosto de 1994 aos 62 anos de idade. A nomeação do CMEI com o nome dela teve o apoio dos moradores do local, com um abaixo assinado que contou com 422 assinaturas.

O CMEI Emma Grützmacher Dallmann deve ser inaugurado em breve Foto: PMJS

“Muitas das pessoas que hoje residem lá, até netos e bisnetos, vieram através das mãos da dona Emma. Então é muito importante a gente ter esse reconhecimento da comunidade e nada melhor do que homenagear com o nome de uma creche. Faz muito sentido, fico muito feliz de poder estar proporcionando isso para a família”, destacou o vereador Jonathan.

A família de dona Emma Grützmacher Dallmann também esteve presente durante a votação. A filha mais velha dela, Rita Dallmann Hruschka, em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul, falou o quanto a homenagem significa para todos os familiares e conhecidos de sua mãe.

“Há muitos anos a gente estava querendo por o nome da minha mãe em alguma coisa pública porque quem conheceu ela sabe o que ela fez para aquela comunidade. Tanto que todas as assinaturas que a gente pegou todos assinaram com bom gosto e teve pessoas ainda que me procuraram depois, e que não assinaram, mas gostariam de ter assinado”, enfatizou Rita.

Ao final da sessão, a família de dona Emma posou para a foto com os vereadores Foto: Tiago Rosário/CMJS

O projeto de lei dando nome ao CMEI foi aprovado pela unanimidade dos vereadores e enviado ao Executivo para sanção.

Sessão:

Sessão ordinária - 09/02/2023