Comitiva visita obras da EMEB Albano Kanzler

Com a reforma aprovada pelos vereadores de Jaraguá do Sul em maio do ano passado, a EMEB Albano Kanzler, no bairro Nova Brasília, recebeu uma vistoria de um grupo de parlamentares, liderados pelo presidente da Câmara, Jair Pedri (PSD), nesta quinta-feira (20). A unidade escolar passa por uma ampla reforma, que deve durar até março de 2024, com um investimento de mais de R$ 6 milhões.

O grupo foi acompanhado pela Secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias e pelo engenheiro civil Enio Roberto Knob, responsável pela fiscalização do contrato com a construtora. São mais de 4000 m² passando por reformas, que vão incluir também uma ampliação da área da unidade. Ivana relata que a estrutura do colégio é muito antiga, com muitas extensões construídas sem critérios técnicos e sem acompanhamento especializado, o que comprometeu a estrutura da escola.

No ano passado, a Secretária de Educação participou de uma reunião com os vereadores na sede do Legislativo, falando sobre a reforma. Na época ela reconheceu que o valor é bastante elevado, sendo que a demolição total da Albano Kanzler foi cogitada, mas posteriormente descartada por dois motivos: não ser possível retirar todos os alunos de uma só vez da escola e deslocá-los para outras unidades, causando incômodo às famílias e aos estudantes; e a referência arquitetônica da escola para a comunidade.

De acordo com Enio, a Albano Kanzler se tornará referência em Jaraguá do Sul e região pelo modelo de sustentabilidade que irá oferecer, com reaproveitamento de água das chuvas e painéis solares fotovoltaicos, garantindo redução nas principais despesas da unidade – água e energia elétrica. “A Secretaria deve levar esse conceito para outros colégios, o que vai garantir economia aos cofres públicos e um uso consciente dos recursos naturais”, garante o engenheiro.

Uma das integrantes da comitiva, a vereadora Sirley Schappo (Novo) afirma que esse tipo de vistoria legitima o trabalho parlamentar, de fiscalização do uso dos recursos públicos. “A obra está apenas no início, mas a exposição de toda a reforma nos fez reconhecer ainda mais a importância dessa revitalização, respeitando as normas técnicas e proporcionando melhor rendimento aos estudantes”, disse a parlamentar, que foi professora e diretora na rede municipal de ensino.

O presidente da Câmara afirmou, ao fim da visita, que vistorias como essa devem ocorrer nos próximos meses, com os parlamentares acompanhando as obras de escolas em reforma ou em construção em Jaraguá do Sul. “Faz parte do nosso trabalho essa fiscalização do recurso público, por isso é importante que vereadores de situação e oposição saibam como estão sendo aplicados os recursos votados e aprovados pela Câmara”, disse Jair Pedri.