Comunidade em Foco: Grupo Folclórico Grünes Tal

O programa Comunidade em Foco desta semana traz uma entrevista especial com Magali Gruetzmacher Ittner, uma das fundadoras e coordenadora do Grupo Folclórico Grünes Tal. O grupo, que celebrou 35 anos de existência no mês passado, recebeu uma homenagem dos vereadores mirins de Jaraguá do Sul. Reconhecido por seu papel fundamental na preservação da cultura germânica no bairro Rio Cerro II e na cidade, o Grünes Tal se destaca na manutenção das tradições dos imigrantes alemães que ajudaram a moldar a comunidade local.

Magali compartilhou um pouco da história do grupo e dos desafios enfrentados ao longo dos anos. Ela relembra que, na época da criação, a então diretora da Escola Professor João Romário Moreira, Arlete Schwedler, teve a ideia de fazer um grupo folclórico e lançou a semente. Desde o início, a busca por materiais para confecção dos trajes foi um dos maiores desafios, mas a motivação, alegria e satisfação sempre estiveram presentes.

Atualmente, o maior desafio do Grünes Tal é o apoio financeiro para a manutenção das atividades. Magali explica que as crianças crescem e precisam trocar o tamanho dos trajes com frequência. É preciso ter auxílio para fazer e consertar o material.

Apesar das dificuldades, os pais dos integrantes são presentes e interagem ativamente com o grupo, contribuindo para a continuidade das atividades. O Grünes Tal é profundamente integrado à comunidade de Jaraguá do Sul. As apresentações atraem a atenção e o reconhecimento dos moradores, que valorizam o trabalho realizado. Segundo a coordenadora, todos que entram no grupo vêm em busca de entretenimento, amizade e cultura.

“Que esses jovens continuem esse trabalho e continuem valorizando o que nós herdamos dos nossos antepassados. Dançar faz muito bem. É gratificante demais. Danças em um grupo folclórico é vida, é resgatar, é preservar aquilo que nos foi trazido de tão longe”, frisou a fundadora.

Comunidade em Foco - Grupo Grünes Tal