Atendendo requerimento de autoria do vereador Eugênio Juraszek, o Cônsul Honorário da Hungria, Amauri Francisco Steinmacher, participou da Sessão Ordinária desta terça-feira (27). Ele falou sobre as ações desenvolvidas pelo Consulado Honorário da Hungria no município de Jaraguá do Sul.
Amauri contou aos parlamentares e pessoas presentes na sessão sobre a história de colonização húngara no município, datada de 1891, a partir da região do Garibaldi e imediações. “Neste formato se deu a colonização de Jaraguá do Sul. Vieram com o objetivo de ter posse, ter terras”, esclareceu ele, mencionando a importante contribuição da comunidade húngara na história de Jaraguá do Sul.
Segundo o Cônsul, a implantação da associação húngara no município, em 1996 foi fundamental para reuniu novamente a comunidade que estava ficando cada vez mais dispersa. Por conta desta organização, a Hungria começou a enviar estudantes bolsistas para o município a fim de ensinar o idioma que também estava se perdendo. Este projeto já dura cinco anos e agora veio a decisão de instalar na cidade um Consulado. De acordo com Amauri, a finalidade de implantação do consulado é promover o desenvolvimento de relações comerciais, econômicas, culturais, cientificas, além de promover uma série de outras ações voltadas à comunidade húngara e a aproximação entre os dois países. “Temos muitas ações a ser feitas”, pontuou.
Segundo Amauri o governo húngaro quer estar mais próximo de Jaraguá do Sul. “Por isso agora temos mais um consulado além de Florianópolis”, explicou.
O consulado está localizado na rua Martim Stahl, na Vila Nova.
Os parlamentares parabenizam pelo trabalho que está sendo organizado.