Na sessão desta quinta-feira (6) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram duas indicações que visam promover a utilização e facilitar a identificação de pessoas com deficiências ocultas no município.
A primeira indicação, de autoria dos vereadores Nina Santin Camello (PP), Jonathan Reinke (Podemos) e Sirley Maria Schappo (Novo), solicita ao Poder Executivo a realização de campanhas informativas e formação dos servidores públicos sobre o uso do Cordão de Girassol. A proposta baseia-se na Lei Municipal 9.366/2023, que instituiu o Cordão de Girassol como um instrumento facilitador para identificar pessoas com deficiências ocultas. A justificativa da indicação é que a conscientização proporcionada pelas campanhas permitirá maior acolhimento e empatia pela sociedade jaraguaense às pessoas com deficiências ocultas.
A segunda indicação, de autoria de Nina Santin Camello e Jonathan Reinke, também se baseia na mesma lei. Nesta proposta, eles solicitam ao Executivo que realize a distribuição gratuita do Cordão de Girassol para a população. Para os autores, fornecer o cordão de girassol gratuitamente e incentivar sua utilização como um instrumento facilitador na identificação desse público é fundamental para melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
“A exemplo da carteirinha do autista, que foi iniciativa do vereador Anderson Kassner quando estava como prefeito, que hoje é distribuída gratuitamente, pois assim o município poderá mensurar o número de pessoas com essas deficiências”, explicou Nina.
“Muitos não entendem o que é o Cordão de Girassol. As pessoas que o utilizam são pessoas que têm uma deficiência invisível e precisam ser reconhecidas e tratadas com respeito”, frisou Reinke.
A Lei Municipal n° 9.366/2023 foi aprovada na Câmara Municipal no mês passado e teve autoria Nina, Jonathan e Sirley. Ela institui o uso do Cordão de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas na cidade.
Ambas as indicações foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao Executivo para ciência dos pedidos.