Edemar Dumke recebe homenagem no Legislativo jaraguaense

Na sessão desta quinta-feira (14) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, uma moção de aplausos proposta pelo vereador Anderson Kassner (PP) foi aprovada por unanimidade. A moção tem como objetivo homenagear Edemar Dumke por seu trabalho voluntário e sua dedicação à divulgação e manutenção das tradições germânicas na cidade.

Em seu texto, a moção ressalta que a preservação das tradições é de extrema importância para a cultura regional e enfatiza o papel fundamental das entidades étnicas na manutenção desses costumes. Além disso, destaca que a música desempenha um papel crucial na conservação das tradições, sendo um elemento central na cultura germânica.

A Banda Bavária, da qual Edemar Dumke é fundador e idealizador, é citada como um exemplo de preservação da cultura, especialmente no que diz respeito à língua e às músicas tradicionais. A moção também reconhece a contribuição do homenageado como membro da diretoria da Sociedade Alvorada.

“Foi uma pessoa que fez muito trabalho voluntário nas sociedades de tiro, ainda hoje se dedica à cultura, com certeza merece e muito por tudo que fez pela nossa cidade e pela nossa cultura”, salientou o parlamentar.

Em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul, Dumke afirmou que a moção é de suma importância para a cultura. Para ele, um povo sem cultura é um povo sem futuro. Ele também aproveitou para cobrar o Executivo Municipal jaraguaense por mais investimento no ensino de música para os jovens.

“Cada centavo investido tem retorno, não é jogado fora”, frisou.