Os vereadores, o prefeito e o vice-prefeito de Jaraguá do Sul tomaram posse de seus cargos na tarde desta quarta-feira (1°) no Grande Teatro da Scar. Essa será a 21a legislatura do município, que completará 91 anos de emancipação político-administrativa em 2025. O ato de posse é realizado para que o candidato eleito pelo povo assuma o seu mandato, assinando o termo de posse e proferindo o tradicional juramento: “Prometo cumprir a constituição federal, a constituição estadual e a lei orgânica municipal, observar as leis, desempenhar o mandato que me foi confiado e trabalhar pelo progresso do município e pelo bem-estar de seu povo”.
A partir de agora, eles estão aptos a exercer a vereança, propor matérias legislativas que melhorem a vida da população jaraguaense e a participar das sessões do Legislativo. Esses foram os empossados:
Prefeito Jair Franzner (MDB), reeleito com 53.644 votos (58,14% dos votos válidos), e o seu vice-prefeito João da Metalnox (PSDB);
Rodrigo Livramento (Novo) – 6.079 votos (reeleito para o 2ª mandato);
Luís Fernando Almeida (MDB) – 4.717 votos (reeleito para o 2ª mandato);
Jonathan Reinke (União Brasil) – 4.140 votos (reeleito para o 2ª mandato);
Delegado Mioto (União Brasil) – 3.784 votos (eleito pela 1ª vez);
Professora Natália (MDB) – 3.693 votos (eleita pela 4ª vez);
Osmair Gadotti (MDB) – 3.336 votos (reeleito para o 2ª mandato);
Jair Pedri (PSD) – 3.059 votos (eleito pela 3ª vez);
Sirley Schappo (Novo) – 2.295 votos (reeleita para o 2ª mandato);
Professor Fernando Alflen (PL) – 2.144 votos (eleito pela 1ª vez);
Charles Salvador (PSDB) – 2.114 votos (eleito pela 1ª vez);
Israel Cani (PL) – 2.082 votos (eleito pela 1ª vez).
Os eleitos tiveram a oportunidade de discursar em um teatro repleto de pessoas. Eles agradeceram os seus eleitores pelo voto de confiança e as pessoas que os apoiaram durante o pleito que os elegeram.
“Buscarei pautar minhas ações e princípios na honestidade, transparência e ética. Com dedicação, empenho e sempre com a humildade de saber que minha missão é servir”, frisou Charles Salvador.
“Este é o momento de posse que todos nós vereadores esperamos durante a nossa campanha para poder fazer o melhor pelo nosso município”, afirmou Fernando Alflen.
“Existem sonhos que não podemos deixar de sonhar. Hoje eu tenho aqui a realização de um sonho conquistado não somente pelo meu próprio esforço, mas pelo esforço dos meus irmãos de fé”, declarou Israel Cani.
“Para nós, este é o momento que marca o início de uma jornada de quatro anos de muito trabalho, dedicação às pessoas e o desenvolvimento de nossa cidade”, ressaltou Jair Pedri.
“Temos um imenso desafio em manter a harmonia entre os poderes, sempre em prol da população de Jaraguá do Sul, que pode sempre contar comigo”, salientou Jonathan Reinke.
“É um momento muito especial porque tudo aquilo que a gente busca com propósito torna tudo muito especial”, afirmou Delegado Mioto.
“Reafirmo a minha convicção de que liderar é valorizar as alianças e construir pontes. Como bem sabemos, o poder é passageiro, mas o respeito e a gratidão permanecem”, sublinhou Luís Fernando Almeida.
“Nosso município é referenciado em âmbito nacional. É um conjunto de ações que faz com que esse nosso município seja assim tão especial”, discursou Natália Petry.
“Que nós possamos ter uma legislatura frutífera e exitosa. Que nós possamos servir a população de Jaraguá do Sul e, dentro de nosso trabalho, frutificar”, frisou Osmair Gadotti.
“Por mais que todos nós duvidemos que a política é o caminho para a mudança do nosso país, o outro caminho, que é não participar da política, não vai nos levar a resultados diferentes”, advertiu Rodrigo Livramento.
“Parafraseando Fernando Pessoa, ‘tudo vale a pena se a alma não é pequena’. E fazer uma política do bem e bem feita vale muito a pena”, destacou Sirley Schappo.
Eleição da mesa diretora
Após a sessão de posse, os vereadores se reuniram para eleger a mesa diretora que comandará os trabalhos legislativos em 2025. Luís Fernando Almeida foi eleito o presidente do Legislativo jaraguaense. Seu vice será o vereador Charles Salvador. O 1° secretário, Fernando Alflen. E o 2° secretário, Delegado Mioto.
A primeira sessão ordinária dos parlamentares jaraguaenses será no dia 4 de fevereiro, com transmissão da TV Câmara Jaraguá do Sul.