Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram, na tarde desta quarta-feira (27), mais uma sessão ordinária desta legislatura. Assistindo aos trabalhos, estavam presentes alunos da Escola de Educação Básica Lilia Ayroso Oechsler, do bairro Ilha da Figueira.
Durante a sessão, foram votadas três matérias: uma indicação, de autoria de Ana Luísa Spengler (Colégio Conexão), que pede à Prefeitura jaraguaense a criação de projetos sobre a prevenção ao abuso sexual infantil para estudantes do município e seus familiares; outra indicação, de Joao Danilo Heck (EMEB Gertrudes S. Milbratz) e Gabriela Güths (EMEB Machado de Assis), que solicita à Secretaria Municipal de Educação o retorno das competições escolares denominadas interclasses; e um requerimento, de Joao Danilo Heck, que pede o envio de informações acerca da existência, manutenção das atividades e incentivo à implantação de grêmios estudantis nas unidades de ensino da rede municipal e estadual em Jaraguá do Sul. Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao Executivo Municipal para análise.
Na palavra livre, Joao Danilo Heck ainda foi à tribuna da Câmara Municipal para fazer um alerta sobre o crescimento da economia da China nas últimas décadas. Ele afirmou que é preciso que a sociedade brasileira fique atenta aos movimentos chineses e reconheça que o país asiático cada vez mais conquista posição de protagonismo no cenário mundial. Todavia, ele também teceu críticas ao regime autoritário chinês. O jovem lembrou que, desde o final da década de 1970, com a morte de Mao Tsé-Tung, seu antigo líder, a China incorporou novos modelos econômicos e ações como a construção de megalópoles para serem centros financeiros. “Entretanto, o povo chinês continua sem poder opinar sobre o governo. Um grande exemplo disso é o Massacre da Praça da Paz Celestial, em 4 de junho de 1988, na cidade de Pequim, quando o exército chinês matou mais de 30 mil civis que estavam protestando contra o governo durante várias semanas. Essas situações ainda são vistas hoje em dia, onde alguns civis são caçados pelo governo chinês”, frisou.
A próxima sessão mirim acontece no dia 11 de maio, às 14h30, no plenário Victor Bauer da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.
Sessão: