Em sessão, vereadora destaca campanha Setembro Amarelo

O “Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante o mês, diversas ações são realizadas para falar sobre a importância de cuidar da saúde mental e oferecer apoio às pessoas que estão passando por dificuldades emocionais ou pensando em suicídio. Isso inclui palestras, seminários, caminhadas, eventos esportivos, divulgação de informações em mídias sociais e iluminação de prédios e monumentos com a cor amarela, por exemplo.

Na sessão desta quarta-feira (6) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a vereadora Sirley Schappo (Novo) chamou a atenção para a data e para os índices de suicídios no município. Ela trouxe dados da Secretaria Municipal de Saúde, que mostram que em 2023 já foram atendidas 119 ocorrências de tentativas de suicídio. Segundo a parlamentar, esse número tem crescido nos últimos anos.

Sirley lembrou que em abril deste ano ela e a vereadora Nina Santin Camello (PP) fizeram uma moção de apelo à Prefeitura jaraguaense pedindo a implantação de serviços de psicologia e serviço social para todos os alunos da rede pública de ensino municipal. As parlamentares argumentam que a saúde mental dos estudantes é crucial para seu desenvolvimento acadêmico, emocional e social, e que a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas pode contribuir para a promoção do bem-estar e prevenção de problemas emocionais e comportamentais. Para Sirley, a atuação desses profissionais também é fundamental na identificação e intervenção precoce em casos de dificuldades de aprendizagem, transtornos de comportamento, bullying e outros problemas relacionados à saúde mental.

“Por isso eu bato tanto nessa questão de ter psicólogos nas escolas e trabalhar a inteligência emocional para que nós não tenhamos mais uma triste realidade como essa”, frisou Sirley.