Entidades e população estão convidadas a discutir violência doméstica

A 16 dias do fim do Agosto Lilás, a procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, vereadora Nina Santin Camello (PP), reforça o convite para que a população e as entidades interessadas no assunto participem da audiência pública sobre o combate à violência contra mulher no município. O evento ocorre no dia 31 de agosto no plenário do Legislativo, no bairro Rau, às 19h. Segundo a procuradora, é preciso que o assunto esteja constantemente em pauta para que as autoridades saibam quais encaminhamentos são necessários e quais são as perspectivas para o futuro.

“Nós temos que nos preparar. Nós temos que mudar essa realidade. Temos que trazer esse assunto e discutir juntamente com a comunidade o que nós podemos melhorar e diminuir cada vez mais o número de violência doméstica contra as mulheres”, advertiu.

A vereadora alertou ainda para os números alarmantes da violência doméstica. A Procuradoria da Mulher, por exemplo, relata ter atendido 14 casos de violência contra a mulher apenas nos primeiros sete meses do ano no município, demonstrando que a luta está longe de ser vencida. Desses registros, oito foram por violência psicológica e moral, três foram física e psicológica e uma vítima sofreu violência psicológica e patrimonial. As mulheres tinham entre 25 e 40 anos.

Dados da Rede Catarina da Polícia Militar revelam uma realidade ainda mais preocupante para a cidade, com 407 medidas protetivas registradas, 470 visitas preventivas realizadas, 392 ocorrências reportadas e 94 botões de pânico em uso até o momento.

No âmbito estadual, os números se agravam ainda mais. O Observatório da Violência contra a Mulher de Santa Catarina relata que, somente nos primeiros seis meses de 2023, foram registradas 14.215 medidas protetivas e 30 feminicídios no estado. A situação não é diferente em todo o país. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania recebeu mais de 244 mil denúncias de violência contra a mulher no Brasil até o dia 3 de julho. Santa Catarina ocupa a oitava posição no ranking, com quase nove mil denúncias registradas.

O que: Audiência Pública Combate à violência contra mulher no Município de Jaraguá do Sul – realidades e perspectivas;

Onde: Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, bairro Rau, anexo à Católica-SC

Quando: 31 de agosto, às 19h