Nesta quarta-feira, dia 3 de novembro, será realizado o sorteio que definirá as unidades de ensino que participarão do Vereador Mirim em 2022. O evento será realizado pela coordenação do Programa às 10h na sede da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul com transmissão ao vivo pela página do Legislativo no Facebook.
Para a edição do ano que vem, 21 escolas demonstraram interesse em participar, 15 da rede municipal de ensino, quatro da rede estadual e duas privadas. Dessas, 15 não participaram da legislatura 2021. São elas:
Rede municipal
- EMEB Maria Nilda Salai Stähelin (não participou em 2021)
- EMEB Alberto Bauer (não participou em 2021)
- EMEB Rodolpho Dornbusch (não participou em 2021)
- EMEB Francisco de Paula (não participou em 2021)
- EMEB Prof. Gertrudes Steilein Milbratz (não participou em 2021)
- EMEB Loteamento Amizade (não participou em 2021)
- EMEB Luiz Gonzaga Ayroso (não participou em 2021)
- EMEB Anna Töwe Nagel (não participou em 2021)
- EMEB Ribeirão Cavalo (não participou em 2021)
- EMEB Machado de Assis (não participou em 2021)
- EMEB Marcos Emílio Verbinnen
- EMEB Padre Alberto Jacobs
- EMEB Waldemar Schmitz
- EMEB Jonas Alves de Souza
- EMEB Cristina Marcatto
Rede Estadual
- EEB Lilia Ayroso Oechsler (não participou em 2021)
- EEB Julius Karsten (não participou em 2021)
- EEB João Romário Moreira (não participou em 2021)
- EEB Euclides da Cunha
Rede privada
- Colégio Marista São Luís (não participou em 2021)
- Colégio Conexão (não participou em 2021)
Conforme o regulamento lançado em edital, em 2022 haverá proporcionalidade das vagas no Programa. Das 11 cadeiras mirins, seis delas deverão ser ocupadas por escolas municipais, três por entidades estaduais e duas por colégios particulares. As que não participaram da legislatura 2021 terão prioridade na seleção, logo, as unidades estaduais Lilia Ayroso Oechsler, Julius Karsten e João Romário Moreira e as particulares Marista e Conexão já estão garantidas na legislatura do ano que vem.
Já em relação às instituições municipais, as cinco que estiveram representadas neste ano ficarão no cadastro de reserva. As outras dez participarão do sorteio para saber quais ficarão com as seis vagas em 2022. As quatro unidades que participarem do sorteio e não forem selecionadas também terão preferência no cadastro de reserva.
Após esse sorteio, as escolas terão que realizar os processos de eleição dos parlamentares mirins – um titular e um suplente – que irão representá-las no Legislativo Mirim 2022. Os candidatos deverão ser estudantes do 6° ao 9° ano – que são o público alvo do projeto – e do período matutino, já que as atividades do programa vão acontecer nas tardes das quartas-feiras.
O processo pode ser feito através de eleições diretas ou indiretas, concurso de redação ou oratória, análise curricular ou qualquer outro método que a instituição preferir. A diplomação dos eleitos deve ocorrer no dia 8 de dezembro na sede da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, basta procurar o setor de Programas e Ações Institucionais da Câmara Municipal pelo telefone (47) 3307-3230 ou pelo e-mail programas@jaraguadosul.sc.leg.br.