Na sessão desta quinta-feira (8), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou um projeto de lei que denomina o espaço cívico destinado ao hasteamento das bandeiras, localizado na parte externa da Câmara. O local será conhecido como “Espaço Cívico Walter Carlos Hertel”. A homenagem é um reconhecimento ao legado de Hertel, um jaraguaense que atuou como membro da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.
De acordo com o texto do projeto, o local será utilizado para o hasteamento das bandeiras da Bandeira Nacional, Bandeira do Estado de Santa Catarina, Bandeira do Município de Jaraguá do Sul, Bandeira do Legislativo Municipal e Bandeira da Câmara Mirim. As bandeiras deverão estar devidamente iluminadas durante a noite.
Walter Carlos Hertel, nascido em Jaraguá do Sul em 15 de dezembro de 1922, foi convocado pela FEB para lutar ao lado dos aliados na Itália. Após o conflito, Hertel trabalhou como relojoeiro até 2008 e foi um dos fundadores da primeira orquestra da SCAR. Em 1968, fundou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul, sendo o primeiro tesoureiro da entidade. O homenageado também se destacou como esportista, fundando o Clube Atlético Baependi e o clube de bolão “Az de Ouro” em 1939.
Carinhosamente conhecido como Bubi Hertel, ele foi o último pracinha jaraguaense a participar da Segunda Guerra Mundial e era um participante ativo nas comemorações do Dia da Vitória e outros eventos relacionados à participação do Brasil no front italiano. Em 2019, Hertel recebeu o título de Cidadão Benemérito da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul e, em 2020, lançou o livro “Diário da Segunda Guerra Mundial”.