Exposição na Câmara traz diversidade à boneca Barbie

O Espaço Cultural Professor Dolcídio Menel, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, recebe até o dia 11 de agosto, a Exposição de Barbie Negra – O Poder da representatividade, da professora aposentada Júlia Mariane Américo. A docente atua no desenvolvimento de identidade negra com crianças, realizando trabalho com bonecas negras para resgatar a autoestima das crianças que buscam se identificar com seus pares.

Ao explicar a exposição para a TV Câmara Jaraguá do Sul, a professora afirmou que essas são de fato Barbies verdadeiras, produzidas pela empresa que tem os direitos sobre a marca e vendidas em lojas físicas e na internet. Ela relata que tudo se começou quando ela comprou uma boneca e não conseguiu mais parar de adquiri-las. Expostas na Câmara, há 45 delas.

“Aquela falta que nos fez na nossa infância. Muitas pessoas veem as bonecas e dizem ‘ah, como eu queria ser criança agora que existem essas bonecas negras’. É muito importante”, destacou Júlia.

Exposição mostra diversidade das bonecas ao público Foto: Tiago Rosário

MOÇÃO DE APLAUSO

Nesta quinta-feira (3), durante a sessão na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram por unanimidade uma moção de aplauso em reconhecimento ao trabalho voluntário desenvolvido por Júlia Mariane Américo. A iniciativa da moção partiu dos vereadores Nina Santin Camello (PP), Aparecida Venceslau David (Novo) e Jair Pedri (PSD).

O motivo da homenagem está relacionado ao relevante papel de Júlia na conscientização sobre a importância da mulher negra na sociedade local. A matéria destaca a sua atuação no desenvolvimento da identidade negra em crianças. Além disso, reconhece o trabalho como voluntária em diversas instituições do município, incluindo o Hospital Jaraguá, a Associação dos Aposentados Municipais e a Associação dos Funcionários Públicos.

“Sua dedicação à restauração de bonecas, que são posteriormente doadas para entidades locais, demonstra o compromisso em auxiliar e apoiar a comunidade”, diz o texto da moção.

A exposição fica até dia 11 de agosto Foto: Tiago Rosário

A participação ativa de Júlia Mariane Américo em importantes movimentos e conselhos também foi mencionada. Segundo os parlamentares, ela é uma figura engajada no Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi), no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), no Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae) e no Clube de Mães Mãos de Ouro. Os vereadores enfatizaram que Júlia Mariane Américo é um exemplo inspirador para toda a comunidade, por seu comprometimento com a igualdade racial, a promoção da cultura afro-brasileira e a luta por uma sociedade mais justa e inclusiva.

Na tribuna da Câmara, a vereadora Nina lembrou que no último dia 25 de julho foi comemorado o Dia da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

“Nesta data, é relembrada a luta, a resistência e a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vividos até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero”, explicou.

As entidades e cidadãos que quiserem realizar uma exposição no Espaço Cultural Prof. Dolcídio Menel pode entrar em contato através do e-mail recepcao@jaraguadosul.sc.leg.br ou realizar a inscrição presencial, que deverá ser protocolada na recepção da Câmara de Vereadores, no bairro Rau.

Júlia recebeu a moção das mãos dos autores durante a sessão Foto: Tiago Rosário