Fundadoras da Rede Feminina são homenageadas

Na sessão desta quinta-feira (27) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores jaraguaenses homenagearam pessoas que foram fundamentais para a história da Rede Feminina de Combate ao Câncer do município. Adelaide Fodi Klitzke, Fidélia Lenzi Dias, Ivone Grimm Taranto, Nilcéia Jark, Gillian Hermann (in memoriam) e Názila Barros Pinho (in memoriam) foram lembradas em moção de aplauso, proposta pelos parlamentares, por serem as fundadoras da entidade.

Mas não foram as únicas homenageadas. O Dr. Antonio Carlos Scaramello também foi congratulado pelos seus 23 anos de voluntariado prestados à Rede Feminina. Doutor Scaramello realiza palestras desde 1999 por intermédio do Programa de Prevenção da Rede Feminina, instituído para conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde. Ele também ganhou uma moção de aplauso.

Dr. Antonio Scaramello também foi agraciado pelos seus 23 anos de contribuição Foto: Tiago Rosário/CMJS

A autora das moções também já foi presidente da instituição, a vereadora Nina Santin Camello (PP). Além dela, todos os demais parlamentares assinam as matérias em conjunto.

Nos documentos, é recordada a fundação da RFCC em 5 de maio de 1987 e salientado que a entidade desenvolve projetos importantes para a sociedade jaraguaense, como exames preventivos de colo de útero e de mama, serviços de psicólogo, assistente social, acupuntura, entre outros. Além disso, todos os serviços são oferecidos de forma gratuita. Hoje a Rede Feminina conta com 80 voluntários, sete colaboradores e seis prestadores de serviço.

Nina Santin Camello subiu à tribuna do Legislativo durante a sessão para falar sobre a instituição. Ela lembrou que a Rede Feminina já completou 35 anos de existência e ressaltou que a entidade fora criada por mulheres e determinadas, com o objetivo de distribuir solidariedade àquelas que mais precisam.

“Mulheres que marcaram a vida de muitas outras mulheres. Mulheres que ao descobrirem o câncer ficam sem chão, mas ao procurar a Rede Feminina encontram abraços. Elas acalmam, aconchegam e dão a segurança e a certeza de que elas não estarão sozinhas”, frisou.

Nilcéia Jark, em nome das fundadoras, concedeu uma entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul e afirmou que este foi um momento de muita emoção para as homenageadas. Ela lembrou do início da Rede Feminina, quando, sem muito conhecimento, tiveram que correr atrás de tudo para colocar em prática o que elas queriam fazer. “Mas soubemos enfrentar e estamos aqui unidas, fortes para vencer cada vez mais, com a prevenção do câncer, essa doença tão difícil”, destacou.

Sessão:

Sessão Ordinária - 27/10/2022