Grupo da Educação Especial da Lino Floriani conhece o Legislativo

Os alunos da Classe de Atendimento Especial da Escola Estadual de Educação Básica Professor Lino Floriani, do bairro Santo Antônio, visitaram a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na manhã desta segunda-feira (29). Acompanhados de seus professores, eles conheceram o plenário Victor Bauer, os gabinetes dos parlamentares e as dependências do órgão. Os estudantes também tiveram uma aula sobre política e sobre as instituições do Poder Público brasileiro com o coordenador de Programas Institucionais, Joel Luís Corrêa, e participaram de uma conversa com a vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) e o vereador Jonathan Reinke (Podemos).

A professora Tatiane Biernazki explicou que a visita faz parte das atividades que o grupo realiza uma vez por mês fora dos muros da escola. O propósito disso é o de incluí-los na sociedade, no mercado de trabalho e em outros ambientes – como supermercados, shopping, ônibus, batalhão de Polícia Militar, Bombeiros, empresas – para que eles possam conhecê-los melhor e entender como funcionam. “E para que a sociedade veja as limitações que eles têm também”, adverte.

Tatiane afirma que a Câmara de Vereadores entrou no radar das visitas por conta dos vários projetos voltados aos deficientes que passaram pela Casa de Leis em 2021, como os de acessibilidade em UBS, em áreas de lazer, em faixa de pedestres, isenção para transporte público e família acolhedora.

O professor Samir dos Santos, que também estava presente, explicou que, por conta das limitações que os alunos têm, eles acabam se fechando dentro da própria comunidade de deficientes e não conhecendo outros lugares e outras pessoas. Logo, este projeto de visitas os ajuda a quebrar as primeiras barreiras. “Para que conheçam o que tem fora da comunidade e aprendam a ter contato com aquilo que vai dar autonomia a eles”, explica.

Samir também salienta que, após a visita, os estudantes farão uma reunião na escola para discutir suas impressões sobre o Poder Legislativo e, se possível, sugerir propostas de melhoria para o município que serão encaminhadas aos vereadores jaraguaenses.