A ONG Sol – Grupo de Solidariedade foi fundada em 13 de janeiro de 2012 com o objetivo de ajudar famílias de baixa renda e em vulnerabilidade social. Os voluntários da instituição atuam realizando visitas às residências das pessoas mais necessitadas e cadastrando-as para receberem os auxílios oferecidos. Entre eles, está a distribuição cestas básicas, de caixas de leite, de fraldas infantis e geriátricas e o custeio de terapias, como, por exemplo, fonoaudiologia, equoterapia, fisioterapia, terapia ocupacional, hidroterapia e psicoterapia. Atualmente, o grupo atende, em média, a cerca de 500 pessoas carentes por mês.
Nesta quinta-feira (15), o Grupo Sol foi um dos destaques na sessão da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. A ONG teve a sua utilidade pública reconhecida pelo Legislativo através de um projeto de lei de autoria de Nina Santin Camello (PP). A autora explica que, com a utilidade pública reconhecida, a ONG agora poderá elaborar projetos para captar recursos através do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Fundo dos Direitos do Idoso. “É um reconhecimento de todo o trabalho realizado em prol da nossa comunidade”, salientou.
O grupo também recebeu uma moção de aplauso pelo trabalho realizado com a população jaraguaense. A moção tem autoria de Nina, Jair Pedri (PSD) e Sirley Schappo (Novo).
A assistente social da instituição, Luciane Piccoli, afirma que a utilidade pública e a moção são formas de passar credibilidade do trabalho dos voluntários frente à sociedade e mostrar que ele é sério. “Passar credibilidade e as pessoas conseguirem ver que o trabalho realmente existe, que o trabalho é desenvolvido”, frisa.
A Sol – Grupo de Solidariedade realiza milhares de doações e custeio de tratamentos todos os meses. Mas para isso acontecer, os voluntários dependem de contribuições, seja de moradores, seja de empresas locais. Para ajudar, os interessados podem entrar em contato com o grupo na Rua Julio Tavares da Cunha Mello, n° 107, no Centro, ou pelos telefones (47) 3270-3500, (47) 3270-3513 e pelos e-mails: solcasadeapoio@hotmail.com e ongsol.servicosocial@live.com. Além de doações em dinheiro, a ONG também recebe itens como muletas, cadeiras de rodas, andadores e qualquer equipamento que seja útil para pessoas com deficiência ou com dificuldade de mobilidade.
Tanto a moção quanto o projeto que reconhece a utilidade pública foram aprovados pela unanimidade dos vereadores.
Sessão: