Hospital Jaraguá apresenta propostas para agilizar atendimento

O diretor do Hospital Jaraguá, Sergio Luís Alves, e o presidente do Conselho Administrativo da instituição, Charles Alfredo Bretzke, estiveram na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, na manhã desta terça-feira (31), para prestar esclarecimentos sobre a situação e o trabalho realizado no Pronto Atendimento Infantil da unidade. A convocação deles foi solicitada pelos vereadores Luís Fernando Almeida (MDB), Ademar Braz Winter (PSDB), Anderson Kassner (PP), Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PL), Jonathan Reinke (Podemos), Onésimo Sell (MDB) e Osmair Luiz Gadotti (MDB).

A convocação foi motivada pelas inúmeras reclamações recebidas pelos vereadores jaraguaenses no último dia 15 de maio, quando moradores do município relataram demora no atendimento do Hospital na ala pediátrica. Algumas crianças chegaram a esperar por mais de 10 horas para serem atendidas. A fila chegava a mais de 60 pacientes, segundo as informações dos vereadores.

Sergio Alves explicou que, especificamente, no dia 15 o problema foi gerado pela falta de um médico no PA por motivos de saúde. Ele afirma que buscou outros profissionais para atender de forma emergencial à demanda que ficou represada na unidade, porém, ainda assim, não foi possível normalizar a situação a tempo.

O gestor ainda relatou outros desafios pelos quais a entidade está passando, como a dificuldade de encontrar médicos plantonistas, principalmente aos fins de semana, e a sobrecarga em cima dos profissionais que hoje atuam no Hospital.

Diretor Sergio Alves mostra aos vereadores números da entidade Foto: Tiago Rosário/CMJS

Outro problema apontado pelo diretor foi o desvio de finalidade do Pronto Atendimento Infantil. Segundo ele, cerca de 80% das crianças que estavam no dia 15 à procura de atendimento no PA não precisavam estar lá, pois eram situações que poderiam ser resolvidas em casa e com medicamentos simples. Todavia, Alves salienta que é difícil falar aos pais que o filho não precisa de atendimento médico. “Falar para um pai (que o filho não precisa estar lá) é difícil”, frisou.

Hoje, o Hospital Jaraguá conta com 20 médicos plantonistas que se revezam para atender a população durante as 24 horas do dia, além de mais 5 médicos residentes, 9 enfermeiros e 22 técnicos de enfermagem, que realizam mais de quatro mil atendimentos em média por mês. Conforme frisou Charles Bretzke, algumas ações promovidas pela Prefeitura de Jaraguá do Sul estão ajudando a aliviar o gargalo no PA da instituição, como a compra de 800 consultas pediátricas por mês em instituições privadas, investimentos nas unidades hospitalares e a ampliação de atendimento nos postos de saúde e no Pama I.

Entretanto, os gestores trouxeram propostas para melhorar ainda mais o atendimento infantil no Hospital. Uma das sugestões é de promover uma maior integração entre a entidade e a rede básica da Saúde da Prefeitura. Outra é conscientizar a população sobre o uso adequado do PA para que casos leves não sejam levados até o local, inclusive com campanhas na mídia, e o aumento de médicos nos plantões. Essas ideias vão ser levadas ao Executivo para que, em conversa com os vereadores, o Poder Público Municipal e o Hospital Jaraguá possam diminuir o tempo de espera dos pacientes.

“Nós do Hospital estamos sempre dispostos e estamos querendo fazer o melhor para a nossa comunidade onde estamos inseridos. Queremos, cada vez mais, aumentar a eficiência e o atendimento a nossa população”, ressaltou Charles Bretzke.

Sessão:

Sessão Ordinária - 31/05/2022