Indicação de mirim solicita implantação de salas de tecnologia em escolas

Na sessão da Câmara Mirim desta quarta-feira (29), os vereadores mirins aprovaram uma importante indicação de autoria de Vinícius Nascimento Barela. A proposta solicita que o Executivo Municipal, através da secretaria competente, providencie estudos para a implantação de salas de tecnologia da informação (antigas salas de informática) nas escolas da rede municipal de ensino.

A iniciativa visa a criação de espaços equipados com uma variedade de materiais e dispositivos tecnológicos modernos, proporcionando aos alunos um ambiente adequado para o desenvolvimento de habilidades digitais. Segundo a justificativa apresentada por Barela, com o crescimento da cultura digital e o surgimento de tecnologias cada vez mais avançadas, torna-se indispensável que a educação prepare os alunos para a vida, integrando metodologias de ensino aos variados recursos tecnológicos. Isso permitirá aos estudantes o letramento necessário para o uso consciente tanto dos dispositivos quanto da web.

Barela destacou ainda que, em oportunidades anteriores, as escolas municipais já contaram com esses espaços, os quais foram desativados com o tempo. “Sabe-se que o aluno, quando muda de ambiente de aprendizagem, sente-se muito mais estimulado”, afirmou o vereador mirim.

A proposta agora segue para análise e possíveis ações por parte do Executivo Municipal, que deverá considerar a viabilidade técnica e financeira para a implementação das salas de tecnologia da informação nas escolas.