Nesta terça-feira (8), durante a sessão na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma indicação de Anderson Kassner (PP) para que o Executivo Municipal adote providências para estender o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A proposta é que as UBSs passem a prestar atendimentos não classificados como urgência e emergência em horários estendidos, indo até a meia-noite, e também durante os sábados e feriados. O intuito é aliviar o excesso de demanda no Pronto Socorro do Hospital São José, que há anos enfrenta superlotação e longas filas de espera.
Kassner ressaltou que muitos pacientes buscam atendimento de saúde no hospital mesmo para casos que não se enquadram como graves. Essa situação resulta em longos períodos de espera e um ambiente de congestionamento, prejudicando inclusive o atendimento daqueles que precisam de urgência. O Programa Mais Médicos do Governo Federal foi mencionado pelo vereador como uma possível solução para a expansão dos horários de atendimento nas UBSs. Para ele, o programa, que prevê a alocação de aproximadamente 72 médicos para Jaraguá do Sul, apresenta uma oportunidade para contar com profissionais médicos adicionais que poderiam colaborar no atendimento durante os horários estendidos.
“A ideia é usar essa estrutura física que já tem em diversos pontos espalhados pela cidade e fazer esse atendimento de quem não é urgência e emergência”, explicou o parlamentar.
A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do pedido.