Indicação pede contadores em semáforos em Jaraguá do Sul

Na sessão desta quinta-feira (20) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma indicação para que o Executivo Municipal realize a implantação de contadores regressivos nos semáforos das vias de maior movimento da cidade. A indicação é de autoria do vereador Ronnie Lux (MDB), que enfatiza os benefícios significativos dos contadores regressivos para melhorar a segurança e eficiência do tráfego nas vias.

Segundo o parlamentar, a consciência do tempo restante, permitindo que motoristas e pedestres saibam exatamente quanto tempo resta antes de a sinalização do semáforo mudar, contribui para o melhor fluxo de veículos, reduzindo a ansiedade e o estresse no trânsito e tornando as paradas mais previsíveis.

Outro ponto relevante foi a redução de acidentes. Ao saberem quanto tempo ainda têm antes de a luz do semáforo mudar, os motoristas seriam menos propensos a correr riscos e a atravessar o cruzamento quando a luz estiver prestes a mudar para vermelho. Isso, por sua vez, diminuiria o número de acidentes causados por manobras arriscadas.

Os pedestres também seriam beneficiados, pois os contadores regressivos informariam o tempo restante para atravessar a rua com segurança, evitando pressa e garantindo que tenham tempo suficiente para cruzar sem correr riscos. Ronnie ainda sugere que a implantação desses contadores seja feita nas próximas manutenções dos semáforos, para evitar onerar os cofres públicos.

“A sugestão é, para evitar gastos, que seja realizada a colocação nas próximas trocas de sinaleiros ou na implantação de novos”, propõe.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do pedido.