Indicação propõe grupos para apoio a idosos com depressão

Nesta semana, uma indicação foi protocolada na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul sugerindo que o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, viabilize a criação de grupos de WhatsApp destinados a usuários com idade igual ou superior a 60 anos que apresentem sintomas depressivos. A ideia é que esses idosos recebam mensagens diárias com conteúdo de educação sobre depressão e ativação comportamental.
A justificativa da indicação destaca que a criação desses grupos no aplicativo visa proporcionar apoio por meio de mensagens móveis no tratamento de curto prazo da depressão em idosos. Este método é descrito como de baixo custo e de fácil implementação, oferecendo intervenções digitais em saúde mental que podem alcançar uma considerável parcela da população que não tem acesso a nenhum tipo de tratamento.
A proposta ressalta a necessidade de estratégias inovadoras para atender a demanda crescente de apoio em saúde mental, especialmente entre a população idosa, que pode enfrentar barreiras significativas para acessar os serviços tradicionais de saúde. A implementação de grupos de WhatsApp pode oferecer um meio acessível e eficaz de suporte, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos idosos que convivem com a depressão em Jaraguá do Sul.
A proposta foi enviada ao Executivo para ciência do pedido.